Criador da FTX diz que está realmente arrependido — mais uma vez

Bankman-Fried disse que ainda está “juntando todos os detalhes” para descobrir como ele perdeu bilhões de dólares dos usuários
Imagem da matéria: Criador da FTX diz que está realmente arrependido — mais uma vez

O criador da FTX, Sam Bankman-Fried, testemunhando perante o Congresso americano. (Imagem: Reprodução/YouTube)

CEOs de empresas de criptomoedas adoram escrever longas threads no Twitter, e o CEO da corretora FTX, Sam Bankman-Fried, não é exceção.

SBF, como é conhecido, publicou uma thread de desculpas em cinco partes nesta sexta-feira (11), confirmando a notícia de que ele pediu recuperação judicial para a FTX e suas empresas afiliadas, incluindo todos o braço americano da companhia, a FTX US. 

Publicidade

“Hoje, registrei a FTX, FTX US e Alameda para procedimentos voluntários do Chapter 11 nos EUA”, disse Bankman-Fried sobre o processo de recuperação judicial. “Sinto muito, mais uma vez, que acabamos aqui.” 

1) Hi all:

Today, I filed FTX, FTX US, and Alameda for voluntary Chapter 11 proceedings in the US.

— SBF (@SBF_FTX) November 11, 2022

Vale a pena notar que apenas alguns dias atrás, Bankman-Fried escreveu que os usuários da FTX nos EUA estavam “bem” e não seriam afetados pelas transações e dívidas do braço internacional da corretora. 

No Twitter, ele garantiu aos usuários da FTX US na quinta-feira (10) que eles “não foram impactados financeiramente por esse show de merda”, uma declaração agora comprovada como falsa.

“Isso não significa necessariamente o fim para as empresas ou sua capacidade de fornecer valor e fundos principalmente para seus clientes, e pode ser consistente com outras rotas”, disse Bankman-Fried nesta sexta-feira.

Publicidade

O executivo também usou a voz passiva ao se referir à rápida queda da FTX na insolvência, implicando que ele ainda não tem ideia de como a empresa afundou.

“Estou juntando todos os detalhes, mas fiquei chocado ao ver as coisas se desenrolarem do jeito que aconteceram no início desta semana. Em breve, escreverei um post mais completo, mas quero ter certeza de que acertarei quando o fizer”, disse.

Essa é a segunda thread de desculpas que o executivo publicou no Twitter ao longo da semana após a notícia de que a FTX precisava de mais de US$ 4 bilhões para cobrir suas dívidas.

Nos primeiros 22 tweets de desculpas publicados na quinta-feira, Bankman-Fried escreveu algumas vezes com letras maiúsculas para tentar justificar suas ações e explicar seu comportamento. Ele também deu a entender que “teria mais a dizer” sobre um rival no futuro.

Publicidade

“Bem jogado; você ganhou”, disse Bankman-Fried, o que provavelmente é uma mensagem ao CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao.

O início do fim 

As coisas começaram a dar errado para a FTX na semana passada, depois que o CoinDesk vazou que uma parte substancial dos ativos pertencentes à Alameda Research, outra empresa fundada por Bankman-Fried, estava em FTT – um token emitido pela própria FTX. 

A notícia levou a CZ a anunciar que a Binance estaria despejando no mercado sua reserva de FTT, que ganhou quando se desfez da FTX no ano passado, o que, por sua vez, levou a uma venda maciça de FTT por traders e investidores.

Essa liquidação derrubou o preço do FTT e a perda de confiança no FTX, causou uma “corrida bancária” na corretora. E agora, com o pedido de recuperação judicial registrado, a FTX está oficialmente fora do mercado.

A resposta ao segundo pedido de desculpas do executivo foi esmagadoramente negativa, com analistas de criptomoedas como Joe Burnett, da Blockware, duvidando da declaração de Bankman-Fried.

“Como pode você estar chocado, lol? Você era o CEO”, disse Burnett.

How were you shocked, lol? You were CEO.

— Joe Burnett (🔑)³ (@IIICapital) November 11, 2022

Outros simplesmente escreveram a palavra “prisão” nos comentários, como o proeminente YouTuber Calux:

Jail

— Lux (@Callux) November 11, 2022

Jail

— Lux (@Callux) November 11, 2022

ZKShark, do projeto de NFT DeGods construído na Solana, disse palavras semelhantes para o executivo: “Obrigado pelo pedido de desculpas. Mãos atrás das costas, por favor.”

Publicidade

O calote da FTX fez a corretora e seus executivos passarem a ser investigados ativamente pelo Texas Securities Board, DOJ, SEC, CFTC e pelo Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!