Imagem da matéria: Crescendo com as criptomoedas, a CoinEx se tornou uma plataforma líder mundial de negociação

O mercado de criptomoedas é certamente o setor que mais cresce no mundo, dobrando, em média, a sua base de usuários a cada ano. E a CoinEx, uma exchange global líder, também está crescendo conforme este mercado de apenas 12 anos amadurece. Confira a nossa entrevista com o CEO da CoinEx.

1. Como você vê as mudanças no mercado de criptoativos nos últimos quatro anos? Em qual segmento cripto você está se concentrando? Qual deve ser o foco dos investidores?

Publicidade

A indústria de criptomoedas alcançou um crescimento notável nos últimos quatro anos. De 2017 a 2018, a capitalização de mercado total dos criptoativos atingiu o pico de US $800 bilhões. Nos dois anos seguintes, o mercado permaneceu em um período prolongado de reajustes.

Desde o ano passado, impulsionado por modelos financeiros inovadores como o mecanismo de negociação AMM (automatic market maker), o setor DeFi tem se tornado mais sofisticado e especializado. Hoje, os criptoativos são um componente obrigatório no portfólio de muitos investidores e a capitalização de mercado total das criptomoedas atingiu o pico de US$ 3 trilhões neste ano, quadruplicando o marco de 2018.

O mercado cripto evoluiu em um período muito curto, e permanece em um estágio inicial de desenvolvimento. Nos últimos anos, a tendência de alta dominou esta indústria emergente, e após vários períodos de altos e baixos durante a correção prolongada, a ordem foi restaurada.

À medida que os usuários de criptomoedas acumulam experiência, há menos especuladores de curto prazo, o que permitiu que a comunidade cripto se tornasse completa.

Publicidade

Após o boom do DeFi em 2020, o foco é construir modelos financeiros centrados em DeFi para vincular criptoativos ao mundo real. Enquanto isso, vários modelos inovadores no setor ganharam mais reconhecimento entre os investidores tradicionais. 

Conforme os usuários migram para o DeFi, a comunidade de criptomoedas teve que enfrentar o baixo desempenho da Ethereum, e é por isso que as soluções de escalabilidade da Camada 2, como Arbitrum e Optimism, capturaram os holofotes. Além disso, novos ecossistemas de chains públicas como Solana, Avalanche e Terra também prosperaram.

Além do DeFi, a Web 3.0 centrada no usuário é outro foco principal, e uma maior prioridade foi dada aos novos modelos de governança autônoma, como DAO e alguns projetos DID. Ao mesmo tempo, muitas das principais empresas da Internet estão acompanhando o desenvolvimento do metaverso.

Na verdade, a GameFi também pode ser um segmento interessante do metaverso, porque os jogos têm uma vantagem inerente nas finanças. A partir do modelo Play to Earn, percebe-se que ainda há espaço para desenvolvimento no que diz respeito aos atributos financeiros dos jogos.

Publicidade

2. Quanta mudança você observou no número de usuários ativos e no nível de interesse? E quais são as necessidades atuais dos investidores institucionais?

Desde o ano passado, o número de usuários ativos de criptomoedas cresceu exponencialmente, o que é evidente tanto nos volumes de negociação quanto nos dados de ‎usuários ativos diários‎. Hoje, o volume de 24 horas das criptomoedas é 10 vezes maior do que o de 2018. Além disso, muitos usuários tendem a negociar em DEXes (exchanges descentralizadas), que registraram um volume total de quase US$ 100 bilhões apenas no mês passado.

Antes, os usuários de criptomoedas estavam principalmente interessados ​​em ativos famosos como BTC, BCH e ETH para o portfólio. Hoje, no entanto, moedas meme como DOGE e SHIB tornaram-se, gradualmente, uma tendência cultural.

Muitos também são fascinados por diversas invenções cripto, como os NFTs, como um tópico de conversa e um símbolo de status. Além desses segmentos orientados pela cultura, outros tópicos em tendência no mercado cripto incluem criptomoedas promissoras relacionadas à indústria DeFi, novas chains públicas, escalabilidade da Camada 2, Web 3.0 e o metaverso.

Como um mercado de trilhões de dólares, o espaço cripto está atraindo um número crescente de investidores institucionais. Apesar de seu enorme tamanho, o setor ainda precisa de muitas melhorias do ponto de vista técnico.

Publicidade

Hoje, para identificar novos projetos iniciantes e promissores, as instituições estão dando prioridade a projetos de infraestrutura e aplicações com produtos maduros.

3. Há muita discussão sobre as regulamentações globais em torno das exchanges. Qual é a sua opinião sobre o futuro da regulamentação no setor?

A regulamentação mundial para exchanges de criptomoedas é um dos tópicos mais populares. Conforme o mercado cresce, é difícil para os reguladores estaduais ignorarem o espaço cripto, e embora os governos provavelmente venham a introduzir políticas para o investimento em criptoativos, essa não é necessariamente uma má notícia.

Em muitos países e regiões, a supervisão regulatória tornou a indústria cripto melhor alinhada e transparente, além disso, protege os investidores de manipulações do mercado. Aqui na CoinEx, sempre abraçamos a regulamentação, bem como as leis de diferentes governos. Acreditamos que esta é a única maneira de oferecer um ambiente de investimento mais seguro e estável, com maior certeza.

4. Muitos afirmam que as criptomoedas e as plataformas de câmbio representam uma séria ameaça ao consumidor. O que você acha sobre as preocupações dos reguladores? Há mais motivos para se preocupar com o setor cripto do que com qualquer outro na história do sistema financeiro?

É verdade que alguns reguladores expressaram suas preocupações. Por exemplo, embora a SEC tenha aprovado a negociação do ETF de futuros de Bitcoin, ela rejeitou o mesmo pedido de ETF à vista de Bitcoin. O que preocupa o regulador não é o Bitcoin. Em vez disso, a SEC suspeita que o criptoativo pode estar sujeito à manipulação de preços pelas exchanges, por isso o órgão tem sido muito cuidadoso com o ETF à vista de Bitcoin.

Publicidade

No entanto, à medida que o mercado de criptomoedas se expande e se torna dominante, as exchanges se tornarão mais regulamentadas e complacentes. Não haverá muito espaço para golpes como manipulação de preços, e os direitos e interesses dos investidores serão mais bem protegidos, o que significa que a preocupação da SEC desaparecerá no longo prazo.

Além disso, o mercado cripto não é o único sujeito à manipulação. O antigo sistema financeiro, por exemplo, também sofreu com isso. 

Durante o incidente da GameStop no início de 2021, para proteger as exchanges, corretores e traders, exchanges americanas como a Robinhood encerraram a negociação de ações que incluíam GME para que não estivessem disponíveis para investidores individuais. Eles ainda venderam ações sem a permissão dos detentores.

O que aconteceu com a GameStop mostra que, quando enfrentam enormes perdas potenciais, as exchanges convencionais também podem quebrar as regras arbitrariamente e proibir a negociação aberta a qualquer momento.

Nas finanças convencionais, as instituições têm maior probabilidade de fechar as classificações, o que prejudica o interesse dos investidores individuais. Portanto, em comparação com suas contrapartes no sistema financeiro antigo, não acreditamos que os criptoativos representem uma ameaça maior para os investidores. 

Pelo contrário, os investidores descobrirão que as exchanges de criptomoedas transparentes e obedientes às regras são mais tranquilizadoras.

5. Qual você acha que é o principal obstáculo para que os criptoativos e as exchanges cripto se tornem totalmente populares?

Novos usuários de criptomoedas podem achar o setor menos acessível do que esperavam no início. Em comparação com ações e commodities, os criptoativos envolvem custos de aprendizagem maiores. Seus modelos de avaliação também são mais complicados do que os produtos financeiros convencionais.

Por exemplo, é muito desafiador fazer com que investidores conservadores entendam e gerenciem ativos, como projetos de metaverso. Consequentemente, os investidores tendem a escolher uma abordagem passiva como um trust ou ETF para investir em criptomoedas, ao invés de negociar em uma exchange de criptoativos. 

Existem outros desafios, como muitos iniciantes enfrentam altos custos de aprendizado ao tentar usar carteiras de criptomoedas, por exemplo. 

Além disso, no início houve muitos escândalos envolvendo os criptoativos, devido ao amplo, senão caótico, crescimento da indústria. Por isso, alguns investidores temem que os investimentos em cripto possam trazer riscos ou perdas.

Também existem aqueles que hesitam em investir devido à postura ambígua de alguns reguladores sobre os criptoativos. Apesar disso, acreditamos que as criptomoedas se tornarão populares no futuro, porque haverá uma solução para todos esses problemas à medida que a indústria ganha maior reconhecimento.

6. Investidores tradicionais têm invadido o setor de criptomoedas nos últimos dois anos, e muitos levantaram preocupações sobre a falta de transparência nas financeiras tradicionais. Você acha que este é um dos motivos para as pessoas serem atraídas pelos criptoativos e as plataformas de negociação cripto?

As instituições financeiras tradicionais costumam fechar classificações para manipular o mercado, e os investidores de varejo são controlados. É por isso que as financeiras em todo o mundo ficaram chocadas ao ver os investidores de varejo da GameStop cutucando os ursos de Wall Street. A reclamação desses indivíduos sobre os players institucionais já dura há algum tempo.

A tecnologia blockchain e cripto está alimentando uma Web 3.0, e muitos DAOs se reúnem no Discord. À medida que a Geração Z cresce e se torna uma base da Internet, insatisfeitos com a Web 2.0, cujos dados são manipulados por grandes empresas e o setor financeiro tradicional dominado por players institucionais, esse grupo é naturalmente atraído pelos criptoativos e exchanges livres, distribuídas e orientadas para o usuário.

7. Você pode nos contar mais sobre a CoinEx? O que a plataforma oferece e como é diferente de seus concorrentes?

A CoinEx é uma exchange de criptomoedas fundada em 2017, quatros anos atrás. Apenas algumas empresas se estabeleceram na indústria e têm crescido durante esse período, e os dados mostram que a CoinEx é uma delas – continuamos comprometidos com nossa visão inicial e mantivemos uma boa reputação.

Agora, a CoinEx oferece um portfólio de serviços de criptoativos, negociação à vista (spot), negociação de contrato, negociação de margem, serviço financeiro, AMM e mineração orientada para negociação. Com mais de 10 idiomas disponíveis, atendemos usuários de criptomoedas em todo o mundo.

A tecnologia continua sendo nossa principal força desde a fundação da empresa, e nossa equipe de tecnologia é indiscutivelmente a melhor do setor. Nenhuma violação de segurança foi encontrada até agora, e é por isso que os usuários se sentem confortáveis ​​em colocar seus ativos na CoinEx.

Ao mesmo tempo em que protegemos as criptomoedas de nossos usuários, mantemos a inovação viva. Por exemplo, combinamos AMM, uma nova infraestrutura no setor DeFi, com a carteira de pedidos, para oferecer a melhor experiência de negociação de criptoativos na CoinEx.

Ao manter um controle rígido sobre os projetos que serão lançados, podemos filtrar projetos inferiores com antecedência e os usuários conseguem evitar essas armadilhas desnecessárias.

Além disso, a CoinEx é apoiada pelo Grupo ViaBTC, que está construindo um ecossistema cripto que cobre exchanges, pools de mineração, carteiras, chains públicas, DEX e capital de investimento. Isso oferece recursos suficientes para o crescimento da CoinEx. Em seguida, a exchange controlará estritamente o lançamento de projetos e fornecerá mais serviços financeiros derivados para os usuários. 

Enquanto isso, vamos expandir nossa presença para novos países e regiões e trabalharemos duro para tornar a CoinEx a melhor plataforma de negociação de criptomoedas do mundo. Além disso, o token CoinEx (CET) terá suporte em mais cenários e seu valor será visto por um número maior de usuários.

8. A segurança dos ativos sempre foi prioridade para os traders. O que a CoinEx está fazendo para garantir a proteção de seus usuários?

Como ex-engenheiro técnico, tenho grande apreço pela tecnologia, e a equipe tem a preocupação com a segurança em primeiro lugar, sem dúvida. Até agora, a CoinEx nunca foi hackeada ou sofreu violações de segurança.

Temos uma série de medidas de proteção para segurança do sistema, segurança da operação e manutenção, e segurança da carteira – com armazenamento frio e o uso de várias assinaturas -, garantindo aos usuários a máxima proteção de seu patrimônio.

9. Qual é a visão da CoinEx? Na próxima década, como as exchanges de criptomoedas evoluirão para contribuir com a adoção dos criptoativos?

As exchanges desempenham um papel essencial à medida que o mercado de criptomoedas se expande. Apenas os ativos em circulação têm valor. Sem exchanges, seria difícil obter o valor padrão de um ativo digital e envolver os usuários.

Na próxima década, os criptoativos continuarão a se popularizar, e uma exchange transparente e compatível pode reduzir a barreira de entrada no mercado para que os usuários possam aceitar e negociar criptomoedas com mais rapidez.

Este é o objetivo da CoinEx: entregar a melhor experiência do usuário, oferecendo os melhores produtos e serviços financeiros e mantendo os ativos seguros. Enquanto isso, a CoinEx aspira ser a plataforma de negociação de criptomoedas nº 1 do mundo, com uma presença global. Estamos determinados a crescer com a indústria cripto.

10. Por fim, as pessoas devem negociar criptomoedas ou simplesmente mantê-las (HODL)? Qual é a tendência da indústria?

Depende. Em minha opinião, ativos como o Bitcoin são melhores para a manter no longo prazo, porque seu valor é bem reconhecido por todos. Quanto a outros ativos populares, cabe aos usuários escolher entre ganho de capital de longo prazo ou valor de uso de curto prazo.

A indústria de criptoativos verá sua maturidade e especialização evoluindo passo a passo. Em comparação com as finanças tradicionais, os ricos derivados de criptomoedas prometem muito espaço para crescimento. Contudo, esses produtos financeiros podem ser mais adequados para investidores profissionais.

Meu conselho é que os investidores devem continuar aprendendo sobre a tecnologia e enriquecendo sua experiência de investimento, o que leva tempo. Ao crescer com a indústria ainda em seu início, os investidores serão os mais beneficiados por seu potencial ilimitado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Traders mudam o foco para este novo projeto após Ali Martinez fazer advertência quanto ao Ethereum e ao Bitcoin 

Traders mudam o foco para este novo projeto após Ali Martinez fazer advertência quanto ao Ethereum e ao Bitcoin 

À medida que o mercado de criptomoedas continua a crescer em popularidade,…
Imagem da matéria: Michael Van de Poppe segue Bullish no Bitcoin, enquanto KangaMoon toma os holofotes da Shiba Inu

Michael Van de Poppe segue Bullish no Bitcoin, enquanto KangaMoon toma os holofotes da Shiba Inu

O mercado de criptomoedas continua a ser um cenário fascinante com forças…
Imagem da matéria: Hong Kong aprova ETFs Bitcoin e Ethereum enquanto novo token sobe 290%

Hong Kong aprova ETFs Bitcoin e Ethereum enquanto novo token sobe 290%

Hong Kong aprovou recentemente as solicitações de ETFs spot tanto para Bitcoin…
Imagem da matéria: Analista cripto faz projeção ousada para Dogecoin, enquanto Uniswap atinge US$ 2 trilhões em volume total e KangaMoon sobe 290%

Analista cripto faz projeção ousada para Dogecoin, enquanto Uniswap atinge US$ 2 trilhões em volume total e KangaMoon sobe 290%

Com a data do halving do Bitcoin se aproximando, traders e investidores…