Corretora Huobi recebe licença nos EUA e volta ao país um ano após saída

Há um ano, o grupo deixou o mercado americano alegando preocupações regulatórias
Imagem da matéria: Corretora Huobi recebe licença nos EUA e volta ao país um ano após saída

Foto: Shutterstock

Depois de deixar os EUA no ano passado, a Huobi, empresa de criptomoedas com sede em Singapura, pode já estar planejando sua volta ao país através da Huobi Tech, empresa de capital aberto com sede em Hong Kong. O motivo é a recente aprovação pelo regulador do estado de Nevada do ‘Huobi Trust’, produto da sua subsidiária Huobi Trust Company, segundo publicação da Bolsa de Hong Kong nesta terça-feira (22).

“O anúncio é um passo importante nos ambiciosos planos da empresa de expandir sua marca e produtos reconhecidos para um público global, bem como sua iniciativa contínua de estabelecer um conjunto de produtos e serviços financeiros regulamentados no espaço de blockchain”, disse a Huobi Tech ao Coindesk

Publicidade

Conforme detalha o documento, o ‘Huobi Trust’ obteve a licença da Divisão de Instituições Financeiras do Departamento de Negócios e Indústria em Nevada para atuar de acordo com as normas do regulador do estado. O produto, diz a nota, envolve negociações de empresa fiduciária e um fundo de acordo com o capítulo 669 do estudo local.

A licença vai permitir à empresa oferecer serviços de custódia e conformidade no mercado dos EUA no início de 2021. De acordo com o Coindesk, a mudança faz parte dos esforços do Grupo Huobi para lançar produtos e serviços financeiros regulamentados nos estados. 

Huobi nos EUA

O grupo deixou o mercado dos EUA ainda em 2019 depois de interromper as operações no mês de dezembro da Huobi US, subsidiária com sede em Seychelles. O motivo, disse na época, foram as preocupações regulatórias e a saída era para ser o próximo passo para tornar seus negócios mais compatíveis com as leis americanas.

Para se ter uma ideia, a exchange recebeu licenças em 43 dos 50 estados americanos, mas vários deles permitiram apenas negociação cripto-cripto e não cripto-fiat.

Publicidade

Desde então, diz o site, a exchange tem avaliado maneiras diferentes de reingressar no mercado dos EUA. Em abril, a chefe global do Huobi Group, Ciara Sun, chegou a dizer que o grupo poderia até mesmo se associar a uma corretora totalmente regulamentada nos Estados Unidos para operar seus negócios em todo o país. 

Ainda de acordo com o Coindesk, a Huobi Trust Company será liderada por Simon Collier, que atuou por sete anos como diretor de projetos no HSBC em Hong Kong. A compliance, disse o site, ficará por conta de Aja Heise, ex-diretora da Prime Trust, cuja experiência abrange todo o setor de conformidade, como prevenção a lavagem de dinheiro.

5 fatos interessantes da história do Bitcoin que você não conhecia