pessoa fechando porta de estabelecimento
Foto: Shutterstock

Os venezuelanos não contam mais com os serviços da corretora de criptomoedas Criptolago, que encerrou suas operações há poucos dias, depois de quatro anos de operações na Venezuela. O motivo do encerramento ainda é obscuro e rumores de motivação política rodeiam o assunto.

O que se sabe no momento é que, no fim de julho a equipe de suporte da Criptolago avisou por email seus clientes sobre o encerramento das atividades, agendado para o dia 17 deste mês, pedindo a eles que retirassem seus fundos. A Criptolago atuava de forma regular no país, inclusive dando suporte à criptomoeda criada pelo governo, a Petro, cujo objetivo era contornar sanções internacioanis.

Publicidade

Segundo informações do site Criptonotícias, a Criptolago era uma empresa ligada ao governo de Zúlia, o estado mais populoso da Venezuela. O fechamento repentino do escritório físico, do site da corretora — cujo domínio inclusive já foi posto à venda — e o sumiço das redes sociais, reforçam as dúvidas do que pode ter acontecido.

No twitter, a conta Petro Divisa, que possui 115 mil seguidores, cujo perfil é noticiar sobre as criptomoedas, apenas deu a notícia e não respondeu aos questionamento dos usuários.

Um ponto observado pela reportagem do Criptonotícias foi a relação do ex-governador de Zúlia com a Criptolago. Segundo o site, Omar Prieto chegou a ser presidente da corretora, o que teria ajudado o governo a contornar as sanções dos EUA.  

Outro ponto a ser observado é que Prieto não é mais governador de Zúlia, pois perdeu a última eleição, em novembro passado, para o opositor do governo Manuel Rosales.

Publicidade

Como a Criptolago é uma empresa ligada ao governo, “parece que os seus representantes não quiseram entregá-la à nova administração”, comenta o site, citando informações de pessoas a par do assunto que pediram para não serem identificadas.

Crypto Class, o momento da virada. Curso exclusivo com André Franco, para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga agora!

Talvez você queira ler
Binance

“As criptomoedas não vão a lugar nenhum”: líderes da indústria reagem às notícias da Binance

A resposta da indústria à confissão de culpa de CZ e à mudança na Binance foi mista, com alguns argumentando que a notícia é positiva para os ativos digitais
Imagem da matéria: Morre Charlie Munger, sócio de Warren Buffett que chamou Bitcoin de "veneno de rato"

Morre Charlie Munger, sócio de Warren Buffett que chamou Bitcoin de “veneno de rato”

Na última vez que falou sobre criptomoedas, Munger disse não se orgulhar dos EUA por não proibi-las como fez a China
Imagem da matéria: A grande aposta do presidente de El Salvador no Bitcoin valeu a pena?

A grande aposta do presidente de El Salvador no Bitcoin valeu a pena?

Nayib Bukele está com uma perda de quase 8% em seu investimento de 3.120 BTC
Imagem da matéria: Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, para chefiar "equipe de pesquisa de IA avançada"

Microsoft contrata Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, para chefiar “equipe de pesquisa de IA avançada”

Os cofundadores da OpenAI, Altman e Greg Brockman, chefiarão a equipe de AI da Microsoft, enquanto o ex-CEO da Twitch, Emmett Shear, assumirá as rédeas da OpenAI