pessoa fechando porta de estabelecimento
Foto: Shutterstock

Os venezuelanos não contam mais com os serviços da corretora de criptomoedas Criptolago, que encerrou suas operações há poucos dias, depois de quatro anos de operações na Venezuela. O motivo do encerramento ainda é obscuro e rumores de motivação política rodeiam o assunto.

O que se sabe no momento é que, no fim de julho a equipe de suporte da Criptolago avisou por email seus clientes sobre o encerramento das atividades, agendado para o dia 17 deste mês, pedindo a eles que retirassem seus fundos. A Criptolago atuava de forma regular no país, inclusive dando suporte à criptomoeda criada pelo governo, a Petro, cujo objetivo era contornar sanções internacioanis.

Publicidade

Segundo informações do site Criptonotícias, a Criptolago era uma empresa ligada ao governo de Zúlia, o estado mais populoso da Venezuela. O fechamento repentino do escritório físico, do site da corretora — cujo domínio inclusive já foi posto à venda — e o sumiço das redes sociais, reforçam as dúvidas do que pode ter acontecido.

No twitter, a conta Petro Divisa, que possui 115 mil seguidores, cujo perfil é noticiar sobre as criptomoedas, apenas deu a notícia e não respondeu aos questionamento dos usuários.

Um ponto observado pela reportagem do Criptonotícias foi a relação do ex-governador de Zúlia com a Criptolago. Segundo o site, Omar Prieto chegou a ser presidente da corretora, o que teria ajudado o governo a contornar as sanções dos EUA.  

Outro ponto a ser observado é que Prieto não é mais governador de Zúlia, pois perdeu a última eleição, em novembro passado, para o opositor do governo Manuel Rosales.

Publicidade

Como a Criptolago é uma empresa ligada ao governo, “parece que os seus representantes não quiseram entregá-la à nova administração”, comenta o site, citando informações de pessoas a par do assunto que pediram para não serem identificadas.

Crypto Class, o momento da virada. Curso exclusivo com André Franco, para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga agora!

VOCÊ PODE GOSTAR
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem