pessoa fechando porta de estabelecimento
Foto: Shutterstock

Os venezuelanos não contam mais com os serviços da corretora de criptomoedas Criptolago, que encerrou suas operações há poucos dias, depois de quatro anos de operações na Venezuela. O motivo do encerramento ainda é obscuro e rumores de motivação política rodeiam o assunto.

O que se sabe no momento é que, no fim de julho a equipe de suporte da Criptolago avisou por email seus clientes sobre o encerramento das atividades, agendado para o dia 17 deste mês, pedindo a eles que retirassem seus fundos. A Criptolago atuava de forma regular no país, inclusive dando suporte à criptomoeda criada pelo governo, a Petro, cujo objetivo era contornar sanções internacioanis.

Publicidade

Segundo informações do site Criptonotícias, a Criptolago era uma empresa ligada ao governo de Zúlia, o estado mais populoso da Venezuela. O fechamento repentino do escritório físico, do site da corretora — cujo domínio inclusive já foi posto à venda — e o sumiço das redes sociais, reforçam as dúvidas do que pode ter acontecido.

No twitter, a conta Petro Divisa, que possui 115 mil seguidores, cujo perfil é noticiar sobre as criptomoedas, apenas deu a notícia e não respondeu aos questionamento dos usuários.

Um ponto observado pela reportagem do Criptonotícias foi a relação do ex-governador de Zúlia com a Criptolago. Segundo o site, Omar Prieto chegou a ser presidente da corretora, o que teria ajudado o governo a contornar as sanções dos EUA.  

Outro ponto a ser observado é que Prieto não é mais governador de Zúlia, pois perdeu a última eleição, em novembro passado, para o opositor do governo Manuel Rosales.

Publicidade

Como a Criptolago é uma empresa ligada ao governo, “parece que os seus representantes não quiseram entregá-la à nova administração”, comenta o site, citando informações de pessoas a par do assunto que pediram para não serem identificadas.

Crypto Class, o momento da virada. Curso exclusivo com André Franco, para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga agora!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe para US$ 97 mil, mas XRP rouba cena disparando 12%

Manhã Cripto: Bitcoin sobe para US$ 97 mil, mas XRP rouba cena disparando 12%

Tendência histórica sugere que o Bitcoin ainda não atingiu o pico do ciclo de alta e que ainda há espaço para uma nova fase de valorização
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores
Imagem da matéria: Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup de neurotecnologia planeja distribuir memecoins por ondas cerebrais; entenda

Startup está prestes a lançar uma plataforma “onde as pessoas poderão minerar dados cerebrais em troca de tokens”
Imagem da matéria: FOMO11: Hashdex lança ETF na B3 que investe nas 12 maiores criptomoedas

FOMO11: Hashdex lança ETF na B3 que investe nas 12 maiores criptomoedas

Novo fundo da Hashdex investe nos 12 principais criptoativos por capitalização, com maior peso nas que apresentam maior impulso de preço