Imagem da matéria: Corretora de criptomoedas anuncia prazo para que usuários saquem fundos: “Vamos banir as contas”
Foto: Shutterstock

A corretora global de criptomoedas CoinEx anunciou na sexta-feira (24) que vai fechar a conta de todos os seus clientes dos EUA, estabelecendo um prazo de 60 dias para que eles saquem todos os fundos depositados na plataforma.

A corretora avisou sobre a mudança através de um e-mail enviado para os clientes norte-americanos. O aviso, compartilhado nas redes sociais, diz: 

Publicidade

“Devido aos requisitos regulatórios, lamentamos que a CoinEx não possa mais fornecer serviços a cidadãos ou residentes dos EUA. Se você é um cidadão ou residente dos EUA, conclua a retirada de ativos dentro de 60 dias úteis, ou seja, antes das 16h (UTC) de 24 de abril de 2023, e baniremos gradualmente as contas relevantes de usuários dos EUA.”

Expulsa de Nova York

O anúncio de suspensão das atividades no país aconteceu dois dias depois de a CoinEx ser processada pelos reguladores de Nova York. De acordo com a agência de notícias Reuters, na última quarta-feira (22) a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, acusou a exchange de fazer negócios ilegalmente ao não ter o registro necessário para operar no estado americano.

A procuradora afirmou que a CoinEx se envolve “em práticas fraudulentas repetidas e persistentes” e que viola a “Lei Martin”, uma legislação estadual  usada para combater fraudes financeiras.

Ela continua dizendo que a corretora usou o fato de ser uma exchange “global” para não atender as exigências locais. No mês passado, representantes da corretora foram intimados a depor em Nova York sobre as atividades de negociação de criptomoeda, mas não compareceram.  

Publicidade

“Os dias em que empresas de criptomoedas como a CoinEx agem como se as regras não se aplicassem a elas acabaram”, disse a procuradora.

Embora a proibição de operar tenha se limitado ao estado de Nova York, a equipe da CoinEx decidiu sair de forma definitiva dos EUA até o final de abril deste ano, provavelmente para evitar ser alvo de processo em outros estados no país.

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

O halving já está precificado? Desvendando a questão do preço do Bitcoin

O halving do Bitcoin já está precificado para o mercado? Apresentamos uma retrospectiva de exemplos históricos
Imagem da matéria: Clientes invadem corretora que suspendeu saques e recebem chocolates ao invés de criptomoedas

Clientes invadem corretora que suspendeu saques e recebem chocolates ao invés de criptomoedas

50 clientes invadiram a sede da Beribit em Moscou para exigir a devolução de R$ 22 milhões em criptomoedas presas na corretora
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Cardano, Shiba Inu, Solana e XRP

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação (trading bots)
Criptomoedas sobre uma mesa e uma bandeira da Coreia do Sul ao fundo

Coreia do Sul quer oficializar unidade de investigação de criptomoedas em meio a aumento de crimes no setor

A Unidade de Fusão de Ativos Virtuais pode ter seu status de vigilante temporário para permanente