Corretora chinesa paralisa saques e admite insolvência de até R$ 560 milhões

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A exchange chinesa FCoin paralisou os saques e as negociações após identificar uma insolvência de até US$ 130 milhões, aproximadamente R$ 560 milhões.

Zhang Jian, CEO da FCoin, escreveu um post nesta segunda-feira (17), dizendo que empresa não pode realizar os saques dos usuários pois sua reserva de ativos ficou aquém do seu passivo – e a diferença é estimada em cerca de 7.000 a 13.000 bitcoins.

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Zhang afirmou no post que a plataforma não foi invadida nem deu um “exit scam”, mas o problema é “um pouco complicado demais para ser explicado em uma única frase”.

Em resumo, ele disse que o problema veio de erros internos do sistema que, por um longo período de tempo, creditaram aos usuários mais recompensas das taxas do que deveriam. Como a empresa não conseguiu descobrir a falha antes, a bola de neve cresceu ainda mais desde o início de 2019.

Modelo da FCoin

A plataforma FCoin foi lançada em maio de 2018, introduzindo um novo modelo chamado “trans-fee mining” para incentivar a negociação e emitir seu token chamado FT.

Em vez de lançar uma ICO ou fazer um airdrop, a FCoin emitiu 51% de seus FTs ao público em troca de realizar transações. Por exemplo, para cada taxa de transação que um usuário pagou a FCoin na forma de bitcoin ou ethereum, a plataforma reembolsaria o usuário 100% do valor em FTs, a criptomoeda própria, com a finalidade de estimular o uso da plataforma.

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Além disso, o FCoin distribuiria 80% das taxas de transação coletadas em BTC ou ETH para os usuários que mantiveram os tokens FTs ao longo de um dia.

No entanto, de acordo com Zhang, os erros no sistema do FCoin começaram a dar mais recompensas do que deveriam, a partir de meados de 2018.

Segundo ele, até meados de 2019, a empresa não havia estabelecido um sistema completo de auditoria para gerenciar adequadamente o processo.

Como o preço do FT diminuiu continuamente até 2019, Zhang disse que ele e sua equipe estavam comprando FTs do mercado secundário em esforços para aumentar a demanda de compra pelo preço do token, que foi um dos “erros de decisão” que ele cometeu.

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Como consequência, Zhang disse no post que agora processará pessoal e manualmente os pedidos de retirada de usuários feitos por e-mail.

Ele afirmou que espera usar os lucros de seus novos projetos para “compensar todos por suas perdas”.


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