Imagem da matéria: Conselho de Mineração de Bitcoin é lançado e Elon Musk fica de fora
Fundador da Tesla, Elon Musk

Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, anunciou na quinta-feira (10) o Conselho de Mineração de Bitcoin (BMC), uma organização que foi criada para promover a transparência no uso de energia e acelerar iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo. Elon Musk, que no mês passado participou da reunião que resultou na formação da entidade, ficou de fora do movimento.

No Twitter, Saylor comemorou o lançamento do BMC e pediu engajamento — segundo a página oficial, “qualquer minerador pode se juntar ao Conselho”.

Publicidade

“O Bitcoin Mining Council é um fórum voluntário e aberto de mineradores de Bitcoin comprometidos com a rede e seus princípios fundamentais. Promovemos a transparência, compartilhamos as melhores práticas e educamos o público sobre os benefícios da mineração de Bitcoin. Junte-se a nós”, escreveu Saylor, que está à frente do BMC. Atualmente, ele é um dos maiores devotos do bitcoin.

A ideia da criação do BMC partiu do próprio CEO da MicroStrategy, que não economiza na hora de investir em bitcoin. Em maio deste ano, Saylor convidou  grandes players americanos do setor de mineração para uma reunião sobre o tema. “Naquela reunião, o grupo decidiu que seria útil ter um fórum aberto”, diz a página da entidade, que pretende realizar um encontro trimestral para apresentar tendências na mineração de Bitcoin.

A BMC também promete fazer parcerias com os principais pesquisadores para coletar dados e educar o público sobre mineração de Bitcoin e melhores práticas de código aberto de mineradores para encorajar o crescimento do setor. Sobre o consumo de eletricidade para manter a mineração de bitcoin, o BMC diz que trata-se de um recurso, não um bug, e que a atividade fornece uma “tremenda segurança de rede”.

Elon Musk de fora do Conselho de Mineração

Ao contrário de semanas atrás, quando o CEO da Tesla não hesitava em tweetar sobre o mercado de criptomoedas, Musk parece ter se abstido dessa vez. Pelo menos na manhã desta sexta-feira (11), não há nenhuma menção ao fato em sua conta no Twitter. Na época da reunião com Saylor e mineradores, ele disse que a ação era promissora.

Publicidade

A página do Bitcoin Mining Council também deixou claro que o empresário não tem qualquer função na entidade e que ele foi apenas um dos apoiadores do movimento. “Elon Musk não tem função no BMC. O seu grau de envolvimento foi juntar-se a um grupo de estudo com empresas americanas para discutir a mineração de bitcoin”, explica a entidade.

Os membros-fundadores do Bitcoin Mining Council são: Argo Blockchain; BlockCap; Hive; Hut8; Marathon Digital Holdings; MicroStrategy, Riot; e Galaxy Digital. São estas empresas que no primeiro ano da fundação vão arcar com as despesas das ações. Segundo informações da organização, fundos remanescentes serão revertidos para desenvolvedores da rede do Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento