Imagem da matéria: Conselho de Estado da China fala em reprimir mineração e trade de bitcoin
Foto: Shutterstock

Pela primeira vez um alto órgão do governo chinês discutiu sobre a repressão à mineração e negociação de bitcoin no país. Em uma nota oficial emitida nesta sexta-feira (21), Conselho de Estado da China discutiu maneiras de prevenir e controlar com “firmeza” os riscos financeiros no contexto pós-pandemia.

As instituições de pagamentos e financeiras foram proibidas de operarem com criptomoedas em 2013, ordem que foi reforçada em 2017 e nesta semana. Contudo, a indústria da mineração ficou intocada — até agora.

Publicidade

O jornalista chinês Wu Blockchain, conhecido pela cobertura do mercado asiático e o primeiro a divulgar a informação, lembrou no Twitter que é a primeira vez que nível mais alto da burocracia do país comunista claramente propõe algo contra a mineração de criptomoedas.

Na análise de Wu, ainda é difícil medir a impacto da medida, mas é possível que a atividade venha a ser proibida e que as corretoras de criptomoedas também sejam impactadas.

O efeito no preço já está sendo sentido no mercado: em menos de uma hora o bitcoin caiu 8% está sendo negociado a cerca de US$ 37.500 mil.

A reunião do comitê de Desenvolvimento e Estabilidade Financeira tinha como objetivo deliberar sobre a condução do sistema financeiro do país e discutir o uso de ferramentas de política monetária para manter uma liquidez razoável, prevenir riscos e promover um ciclo econômico positivo.

Publicidade

Outro ponto discutido foi o de prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros. É nesse ponto em que o bitcoin é citado:

“Fortalecer a varredura abrangente e alerta antecipado de riscos financeiros, promover a reforma de pequenas e médias instituições financeiras, focar na redução de riscos de crédito, fortalecer a supervisão das atividades financeiras das empresas de plataforma, reprimir a mineração de Bitcoin e comportamento comercial, e prevenir resolutamente a transmissão dos riscos individuais para o campo social.”

*Em atualização

Entenda a mineração de bitcoin:

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Banco Central da Coreia do Sul descarta Bitcoin como ativo de reserva

Manhã Cripto: Banco Central da Coreia do Sul descarta Bitcoin como ativo de reserva

Porta-voz do governo disse que existe um receio com aumento do custo de transação na rede Bitcoin por conta da alta volatilidade do setor
homem com capuz à frente da bandeira coreia do norte

CEO da Bybit diz que milhões em Bitcoin foram canalizados por meio do mixer Wasabi para vendedores P2P

Entenda por que o CEO da Bybit Ben Zhou diz que milhões em Bitcoin foram canalizados por meio do mixer Wasabi para vendedores P2P
moeda de bitcoin com gráficos ao fundo

Bitcoin tem sido negociado como uma ação de tecnologia, diz Standard Chartered

Os traders que trocaram Bitcoin por Tesla nos portfólios “Magnificent 7” em 2017 teriam ganho 5% agora, argumenta o analista Geoff Kendrick
Urso marrom de brinquedo próximo a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC), indicando um ciclo de baixa no mercado

Ciclo de alta do Bitcoin acabou, diz CEO da CryptoQuant

Ki Young Ju aponta escassez de liquidez como principal ameaça ao mercado