Imagem da matéria: Companhia que produz energia com carvão passa a minerar bitcoin
Foto: Shutterstock

Uma empresa que produz energia elétrica por meio da queima de carvão nos Estados Unidos instalou contêineres ao lado do terreno para minerar outro objeto: bitcoins. Até agora já foram 20 BTCs minerados e uma média de um novo a cada 15 dias, o que já rendeu US$ 800 mil para a companhia.

Operando em um terreno à cerca de 16 quilômetros da cidade de St. Louis (estado do Missouri), a Ameren vinha encontrando problemas em ser lucrativa quando o preço da eletricidade caía. As instalações não foram feitas para funcionar apenas quando o preço está alto. Então, para se manter funcionando “full time”, a empresa passou a usar o excesso de energia elétrica que produz para minerar bitcoins. 

Publicidade

Em entrevista ao E&E News, reproduzida pelo portal Ars Tecnhica, o vice-presidente de assuntos regulatórios da empresa, Warren Wood, afirmou que a oferta de energia solar e eólica tem sido a causa da instabilidade dos preços. O executivo afirma que o processo de redirecionar a energia da queima do carvão para a mineração do bitcoin leva apenas 20 segundos.

Intervenção estatal

A Ameren tentou passar parte dos custos da mineração de bitcoin para seus clientes de energia elétrica. Mas o governo interviu. Geoff Marke, economista-chefe do Conselho Público de Missouri, escreveu em um registro oficial que “se a Ameren quer entrar no mercado das comodities especulativas, como moedas virtuais, então deve fazê-lo como um serviço não regulado ao qual os clientes pagadores de energia elétrica não devem estar expostos aos resultados econômicos”.

Além disso, Marke disse que “esse comportamento vai além do escopo regulatório da produção de energia elétrica, e, se aceito, pode criar um terreno escorregadio onde os clientes são requeridos a colocar dinheiro para algo que é virtualmente nada”

Carvão com os dias contados

A empresa diz que se o experimento der certo, pode ser replicado em um esquema de produção de energia eólica e solar por meio também de contêineres espalhados pelo terreno. A queima de carvão neste local específico esta prevista para ser encerrada em 2028.

VOCÊ PODE GOSTAR
computador quãntico

O que os projetos cripto estão fazendo para contornar a ameaça quântica

A corrida pela segurança pós-quântica já começou, e projetos como Bitcoin, Solana e Algorand se mobilizam para proteger bilhões de dólares diante de um futuro inevitável
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Indústria cripto do Brasil aponta risco de êxodo de clientes com nova alíquota e fim da isenção

Temor de empresas da indústria cripto do Brasil é que investidores busquem plataformas sem sede no país ou saíam do mercado
Imagem da matéria: Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin

Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin

Hackers pediram aos seguidores do presidente que enviassem Bitcoin a um endereço suspeito
Imagem da matéria: Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Governo deve fixar imposto sobre ganhos com criptomoedas em 17,5%; veja o que mudaria

Atualmente, a Receita Federal estabelece uma alíquota de 15% se os ganhos com as criptomoedas ultrapassarem R$ 35 mil por mês