Imagem da matéria: Como se tornar um líder de projetos de Inteligência Artificial | Opinião
Foto: Shutterstock

De acordo com informações do site de recrutamento Glassdoor, o número de profissionais denominados Chief Artificial Intelligence Officers (CAIO), cargos executivos responsáveis pela estratégia e implementação de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas organizações, cresceu mais de 500% entre 2022 e 2023, subindo de 19 para 122 cargos.

Além disso, dados do Guia Salarial do setor de TI do grupo Adecco, demonstram que os salários para os cargos de gestão em IA chegam a R$ 35 mil.

Publicidade

Profissionais qualificados para o cargo de CAIO devem se manter atualizados sobre as mudanças do mercado e o avanço da IA, pois essa é uma área em constante evolução e transformação e que tem gerado novos desafios e oportunidades. Por isso, uma formação sólida e completa é essencial.

Este cargo exige o domínio dos conceitos de machine learning, fundamentais para liderar estratégias e entender as capacidades e limitações da Inteligência Artificial, assim como o conhecimento em ciência de dados para a tomada de decisões baseada em evidências. Além disso, por ser uma posição de liderança, a experiência anterior em projetos de IA é um pré-requisito, pois ajuda a compreender que o desenvolvimento da tecnologia envolve etapas de testes, erros e acertos.

Outro ponto importante para um líder de IA são os princípios e normas que garantam que a tecnologia seja usada de forma justa, transparente e segura. O bom profissional deve estar atento às mudanças e tendências no cenário regulatório da ferramenta, que envolvem diferentes atores e interesses, além de ser capaz de adaptar sua estratégia e projetos de acordo com as leis e regras vigentes.

Assumir um cargo de liderança também significa ter visão de mercado e entender profundamente sobre a concorrência, principalmente no universo acelerado da tecnologia. O desenvolvimento profissional nessas áreas se beneficia com as trocas de experiências, possibilitando a identificação de novas oportunidades de trabalho e insights importantes para a profissão.

Publicidade

Indo além do profundo conhecimento técnico em inteligência artificial, é crucial que os CAIOs possuam a habilidade de traduzir as possibilidades oferecidas pelas ferramentas de IA para a realidade específica do negócio, seu público-alvo e sua proposta de valor única.

A implementação estratégica de IA não se trata apenas de adotar a tecnologia mais avançada; é sobre entender como essa tecnologia pode resolver problemas reais, melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e, em última análise, gerar vantagem competitiva e valor adicional para a empresa.

Na corrida pela integração eficaz da IA nos negócios, vencerá quem souber alinhar estas tecnologias inovadoras com a estratégia de negócios da empresa.

Por fim, o mais importante é reconhecer quais são as suas habilidades e quais aquelas necessárias para a atuação como CAIO, para assim atingi-las e explorá-las dentro da sua vocação. O mercado da tecnologia, mais do que qualquer outro, precisa de inovação. Por isso, pesquise sobre o setor, entenda qual é o seu diferencial e encontre a sua oportunidade.

Publicidade

Sobre o autor

Thiago Yaak é CEO e líder criativo da startup Yaak Ventures. Reconhecido como artista e pioneiro na criação de obras com Inteligência Artificial no Brasil.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mão segurando celular com logo da Toncoin e no fundo ícones do Telegram

Rede TON do Telegram vai se conectar ao Ethereum via blockchain de segunda camada

Em meio ao boom dos jogos do Telegram, The Open Network está pronta para lançar uma camada 2 compatível com Ethereum em colaboração com a Polygon
Arte mostra imagem do espaço mirando a Terra envolta a uma rede de sinais holográficos

Núclea lança rede para tokenização de ativos financeiros

Testes da primeira duplicata tokenizada devem finalizar em julho e o serviço começa a ser ofertado de forma ampla ao mercado em setembro
Imagem da matéria: NFTs de Donald Trump disparam e preços atingem novo recorde

NFTs de Donald Trump disparam e preços atingem novo recorde

Os tokens colecionáveis não fungíveis de Trump subiram para um recorde de US$ 502
Imagem da matéria: Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Um projeto na Aldeia Gamir, na Floresta Amazônica, tem como objetivo promover a alfabetização digital de indígenas da etnia Paiter-Suruí