Imagem da matéria: Como o investidor enxerga a comunidade Web3? | Opinião
Shutterstock

A terceira etapa da internet. É assim que especialistas definem a Web3. Tecnologias como 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e blockchain, que estão cada vez mais presentes no dia a dia, serão capazes de potencializar o uso de novas ferramentas e plataformas na nova rede.

O conceito da Web3 vem sendo desenvolvido desde 2001, apesar de ter se popularizado mais nos últimos anos. Trata-se de uma web inteligente, um espaço em que o usuário tem maior controle sobre o uso de dados produzidos por ele nos ambientes digitais.

Publicidade

Essa nova fase deve promover mais segurança, transparência e velocidade, além de garantir mais privacidade para as pessoas, que assumem o controle do compartilhamento de informações em plataformas virtuais.

Recentemente, foi lançado um relatório produzido pelo centro de pesquisas da Visa, que aponta que a Web3 é uma das principais tendências que podem revolucionar o setor de pagamentos e de movimentações financeiras.

Em 2022, foi divulgado o estudo Análise de Tamanho, Participação e Tendências do Mercado de Tokenização, que mostrou o crescimento anual de 24% do segmento, para encerrar a década na casa dos US$ 13,5 bilhões. O trabalho é da Grand View Research, empresa de inteligência com sede em São Francisco, na Califórnia (EUA).

A crescente digitalização do cotidiano alavancou avanços em aplicativos e ecossistemas Web3 habilitados em blockchain, e os consumidores se mostraram bastante receptivos às novas experiências digitais e imersivas baseadas na tecnologia, em recompensas de tokens e NFTs.

Publicidade

Portanto, essa realidade vai ser cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Quem não enxerga o valor desses novos espaços e não agarra as oportunidades, infelizmente, acaba ficando para trás.

O investidor no meio do processo

A partir do momento em que se realiza investimentos ou se adquire tokens de governança em um projeto na Web3, o investidor participa diretamente desse processo.

Um token de governança permite que a pessoa contribua diretamente com a organização ou empresa responsável pela emissão. A contribuição se dá por meio de votações, com foco em tomada de decisões, como estratégias, parâmetros e atualizações de protocolos.

A comunidade Web3 não está interessada somente no dinheiro investido, mas também nas ideias e propostas geradas, que permitirão o crescimento dos projetos e sua concretização.

Publicidade

Os tokens de governança serão responsáveis por garantir a interação entre grupos de indivíduos para definir o futuro das organizações, sem a necessidade, teoricamente, de pessoas em altas posições hierárquicas.

Diante desse cenário, muitas possibilidades estão surgindo, por isso os investidores precisam ficar atentos ao processo de tokenização, que já é uma realidade e está transformando a economia global.

Sobre o autor

Fabiano Nagamatsu é CEO da Osten Moove, uma Aceleradora Venture Studio Capital, que foca no desenvolvimento de inovação e tecnologia juntamente com estratégias e planejamento baseados no modelo de negócio da startup.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Idas e vindas de Trump podem decretar bear market para criptomoedas? Especialistas analisam cenário

Idas e vindas de Trump podem decretar bear market para criptomoedas? Especialistas analisam cenário

Setor das criptomoedas parecia ter fôlego para expandir alta em 2025, mas turbulência global faz medo do mercado de baixa se tornar presente
Imagem da matéria: Hashrate do Bitcoin atinge novo recorde e ultrapassa 1 zettahash por segundo

Hashrate do Bitcoin atinge novo recorde e ultrapassa 1 zettahash por segundo

Nunca houve tanto poder computacional empregado na rede do Bitcoin, o que torna a mineração uma atividade cada vez mais difícil
Charles Hoskinson criador da cardano, durante live

Criador da Cardano prevê Bitcoin a US$ 250 mil até final do ano

O criador da Cardano também vê gigantes como Apple e Amazon adotando stablecoins para pagamentos
close em olho humano

Câmara de SP aprova criação de CPI para investigar Worldcoin

Comissão proposta por Janaína Paschoal mira atuação da Tools for Humanity, ligada ao projeto World (Worldcoin) de escaneamento de íris por criptomoedas