Imagem da matéria: Como falar com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil por WhatsApp
Por causa da crise do coronavírus, bancos estão mudando rotinas de atendimento (Foto: Shutterstock)

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram mudanças no atendimento aos clientes por conta da crise do coronavírus. Uma das principais alterações foi a divulgação do atendimento por meio do WhatsApp.

Conforme publicação da imprensa da Caixa, desde a segunda-feira (23), os clientes podem ser atendidos para serviços selecionados pelo app de mensagens utilizando o CPF. O número para o atendimento é 0800-726-8068.

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Por meio do serviço, o correntista pode fazer o pedido de renegociação de dívidas, ação anunciada recentemente. A pausa de 60 dias na cobrança de contratos de crédito vigentes vale para contratos de financiamento imobiliário.

Para a quinta-feira (26), o serviço via WhatsApp ou atendimento da Agência Digital estará disponível a todos os clientes correntistas e poupadores da instituição. Eles serão redirecionados para suas agências.

“Através da digitação da agência e número da conta ou do cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota”, diz a nota.

Já os clientes do Banco do Brasil podem usar uma ferramenta similar entrando em contato também por WhatsApp pelo número (61) 4004 0001. Conforme o banco, é possível pedir o pagamento da fatura, consultar o melhor dia de compra, o limite disponível, alterar a forma de envio da fatura, entre outras funções. O link direto para o serviço é:  http://bb.com.br/WhatsApp

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Mudanças na Caixa Econômica

Outra mudança é que a partir desta terça-feira (24) o novo horário de atendimento das agências, das 10h às 14h, por conta da crise do coronavírus. O banco também mantém uma abertura antecipada em uma hora, exclusiva para os clientes de grupo de risco.

Segundo comunicado, agências do banco vão atender somente os casos que não possam ser resolvidos ​​pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos de celular e demais serviços digitais. 

Conforme anunciado, a medida é parte da ação para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da instituição no contexto de pandemia do coronavírus.

De acordo com a nota, a Caixa Econômica também ampliou seus canais digitais e os serviços prestados por telefone diante da crise do coronavírus.

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Segundo o banco, o atendimento da Agência Digital também foram expandidos. 

“A Caixa orienta seus clientes a acessar os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço”, diz nota.

Além disso, o banco ampliou o rol de serviços disponíveis em aplicativos para acessar informações e registros de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

Banrisul atende só agendamentos

O Banrisul disse, em nota, que a partir desta terça-feira (24) o atendimento presencial aos clientes na rede de agências deverá ser previamente agendado.

Segundo o banco, para agendar a visita, o cliente deve ligar para o telefone de sua agência. Conforme a nota, as salas de autoatendimento das agências estão funcionando normalmente.

No entanto, diante da crise de coronavírus, o Banrisul orienta que os clientes utilizem, preferencialmente, os canais de atendimento remoto disponíveis e, somente em último caso, procurem pelo atendimento físico.

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“A medida visa a proteção dos clientes e dos colaboradores do Banrisul, observando os critérios de prevenção amplamente divulgados pelos órgãos governamentais e autoridades da área da saúde”, conclui o comunicado.


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