Imagem da matéria: Comissão do Senado vai promover audiência para discutir andamento do Real Digital
Foto: Shutterstock

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal irá realizar uma audiência pública no dia 2 de setembro, às 10h, para discutir a implantação do Real Digital, possível CBDC que vem sendo desenhada pelo Banco Central do Brasil desde o ano passado.

O debate sobre o tema foi proposto pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que preside a comissão. “Precisamos saber em que pé isso está e qual o benefício que trará para o povo brasileiro. O assunto é importante e diferente” disse o político na quinta-feira (19) para a Rádio Senado.

Publicidade

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) falou para o veículo que a discussão é importante, principalmente para destacar a diferença entre moeda digital de banco central e criptomoeda:

“Gostaria de ressaltar que não se trata de criptomoeda brasileira livre, mas de uma moeda regulada pelo Banco Central. Esse é um assunto ainda desconhecido das pessoas, importante e diferente, de inovação, que precisamos discutir”.

Moeda digital brasileira

O Banco Central criou em agosto de 2020 um grupo para analisar como deve ser feita a emissão do Real Digital no Brasil. Os estudos, no entanto, devem levar pelo menos três anos, disse o BC para a Agência Brasil nesta semana.

Em julho, a instituição realizou um webinar para debater com especialistas as diretrizes da moeda e as tecnologias mais adequadas para a sua implementação, além de casos de uso.

Publicidade

No encontro virtual, membros do BC deixaram claro que a ideia com a moeda virtual não é substituir o dinheiro físico, mas sim complementar a política monetária brasileira.

VOCÊ PODE GOSTAR
mão segura celular com logo do whatsapp

WhatsApp pirata pode estar minerando criptomoedas no seu celular sem você saber

Conhecidos como WhatsApp GB, Aero e Plus, as cópias não autorizadas do app oficial da Meta podem abrir portas para vazamento de mensagens, fotos e áudios, dizem especialistas
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM julga hoje a Olymp Trade, corretora proibida no Brasil promovida por Ronaldinho Gaúcho

A plataforma forex prometia retornos de até 92%
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM aplica multa de R$ 680 mil em corretora promovida por Ronaldinho Gaúcho

Promovida pelo ex-craque da Seleção, Ronaldinho Gaúcho, a Olymp Trade prometia retornos de até 92%
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda