Colapso da FTX era “inevitável”, revela Glassnode

Empresa de análise diz que dados on-chain mostram queda maciça de reservas da FTX desde maio, após o crash das criptomoedas do Terra
Imagem da matéria: Colapso da FTX era "inevitável", revela Glassnode

Shutterstock

A corretora FTX, que provocou uma gigantesca crise no mercado de criptomoedas nas últimas semanas, provavelmente já estava condenada há meses – desde o derretimento do projeto Terra, de acordo com análise de dados on-chain da Glassnode. 

Em seu último relatório, publicado na segunda-feira (21), a empresa análise blockchain observa que as reservas de ativos digitais da FTX caíram maciçamente após o infame crash das criptomoedas LUNA e UST em maio deste ano.

Publicidade

O ecossistema Terra era muito popular e tinha um valor de mercado de mais de US$ 30 bilhões até o seu colapso. A stablecoin do projeto—que funcionava com código algorítmico—entrou em colapso e bilhões de dólares dos investidores viraram fumaça. 

A Glassnode disse que observou “um crescente conjunto de dados on-chain para sugerir que rachaduras na FTX se formaram já em maio e junho”—apontando para as reservas de bitcoin da exchange, que despencaram nesse período. 

“Isso traduz os últimos meses como precursores de um colapso inevitável da FTX”, segundo a Glassnode.  

E tem mais: “à medida que as alegações de apropriação indébita de depósitos de clientes da Alameda vêm à tona, isso indica que a entidade Alameda-FTX pode ter, de fato, sofrido uma grave depreciação no balanço patrimonial em maio e junho, após o colapso da LUNA, 3AC e outros credores.”

A FTX estava supostamente usando dinheiro dos clientes para fazer apostas de investimento arriscadas por meio da Alameda Research, uma empresa de trade fundada pelo CEO da FTX, Sam Bankman-Fried. E o fracasso da FTX prejudicou ainda mais o mercado: o Bitcoin atingiu nesta semana seu nível mais baixo em dois anos.

Publicidade

A empresa admitiu mais tarde que não detinha reservas individuais de ativos de clientes, o que culminou no congelamento de retiradas e subsequente pedido de recuperação judicial.

A Glassnode observou que “rastrear as reservas de câmbio para a FTX” é difícil porque a empresa usou “um sistema complexo para suas reservas BTC.” 

A Glassnode acrescentou que houve “um impulso para a autocustódia” após as consequências da FTX que, no final, pode ajudar o mercado a “se curar, se recuperar e retornar mais forte.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!