Imagem da matéria: Coinbase e Aston Martin fecham acordo de patrocínio na F1 pago em stablecoin USDC
Equipe de Fórmula 1, Aston Martin (Foto: Shutterstock)

As stablecoins estão entrando na pista de corrida.

A Coinbase, com sede em São Francisco, e a equipe de Fórmula 1 Aston Martin Aramco, sediada no Reino Unido, anunciaram na quinta-feira um acordo de patrocínio, tornando a principal exchange de criptomoedas dos EUA a patrocinadora oficial da equipe.

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A marca da Coinbase aparecerá no carro AMR25 da Aston Martin e nos macacões dos pilotos Fernando Alonso e Lance Stroll durante a 75ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 como parte do acordo.

O acordo é particularmente notável porque o valor, que não foi divulgado, será pago em USDC.

“A Aston Martin teve a opção e, quando perguntada, escolheu ser paga inteiramente em USDC porque vê os benefícios”, disse Gary Sun, vice-presidente de marketing da Coinbase, em entrevista ao Decrypt.

Stablecoins geralmente oferecem vantagens sobre os métodos tradicionais, incluindo menores custos de transação e a possibilidade de pagamentos sem fronteiras.

“A Aston Martin também está se tornando um cliente institucional de alto nível, tornando este acordo muito mais do que apenas uma parceria de marketing”, acrescentou ele.

Embora a Coinbase não promova stablecoins em detrimento de outras criptomoedas, Sun explicou que o uso do USDC proporciona maior eficiência e velocidade para transações de grande escala.

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“Estamos felizes em pagar parceiros com qualquer tipo de cripto que escolherem”, disse Sun. “Os parceiros escolhem certos ativos com base em como eles se encaixam no panorama geral.”

A presença das criptomoedas na Fórmula 1 não é novidade.

Em junho de 2021, a Crypto.com assinou um contrato plurianual com a F1. Esse patrocínio foi seguido por outro em fevereiro de 2022, quando a Crypto.com fechou um contrato de nove anos no valor de US$ 100 milhões, garantindo os direitos de nomeação do Grande Prêmio de Miami.

Em dezembro de 2024, a F1 renovou seu contrato com a Crypto.com, estendendo a presença da exchange de criptomoedas no esporte.

De acordo com o contrato, a corrida será oficialmente conhecida como Formula 1 Crypto.com Miami Grand Prix e utilizará a marca da exchange.

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Equipes individuais de corrida também fizeram acordos de patrocínio, aumentando a presença das criptomoedas na pista.

Red Bull Racing

Em maio de 2021, a Tezos assinou um acordo de marketing com a Red Bull Racing para projetos de NFT e engajamento de fãs.

Em fevereiro de 2022, a Bybit firmou uma parceria com a Red Bull Racing para iniciativas baseadas em blockchain voltadas para “cripto-literacia”.

Em junho de 2023, a Mysten Labs, criadora da Sui Blockchain, fez o mesmo com a Red Bull Racing para sediar atividades presenciais e online em um contrato de vários anos.

Mercedes-AMG Petronas

Em setembro de 2021, a Mercedes-AMG Petronas trouxe a FTX, de Sam Bankman-Fried, como patrocinadora oficial de exchange de criptomoedas.

Em abril de 2022, a FTX e a Mercedes-AMG Petronas lançaram uma coleção de NFTs baseada em Ethereum, onde alguns NFTs incluíam componentes físicos dos carros da equipe.

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Em novembro de 2022, após o colapso da FTX, a Mercedes suspendeu o acordo e removeu a marca da exchange de seus carros.

McLaren Racing

Em junho de 2021, a McLaren Racing assinou um contrato plurianual com a Tezos para desenvolver NFTs para fãs da Fórmula 1, adicionando o logotipo da Tezos aos carros da equipe e aos macacões dos pilotos.

Em junho de 2024, a McLaren firmou um acordo com a exchange de criptomoedas OKX para lançar uma linha de NFTs gratuitos baseados em Ethereum, que incluía imagens e sons da temporada de F1.

Williams Racing

Em março de 2023, a equipe Williams Racing assinou um contrato de marketing com a exchange Kraken para ser sua patrocinadora global, após o colapso da FTX ter encerrado o acordo anterior em 2022.

Coinbase vs. Crypto.com: A batalha das marcas

O mais recente contrato da Coinbase a coloca em concorrência direta com a Crypto.com, de Singapura, que tem expandido agressivamente sua presença global.

Em novembro de 2021, a Crypto.com garantiu os direitos de nomeação da arena dos Los Angeles Lakers por US$ 700 milhões.

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A Coinbase também tem ampliado sua presença no esporte. Em outubro, tornou-se patrocinadora oficial do Golden State Warriors.

Esse acordo foi seguido por outro em novembro, com a Coinbase tornando-se a patrocinadora oficial de criptomoedas do Los Angeles Clippers, enquanto a equipe se preparava para entrar em sua nova casa, o Intuit Dome, após jogar na Crypto.com Arena desde 1999.

“Temos uma grande presença em Los Angeles por meio de nossa parceria com os Clippers, mas já fizemos muito no esporte, especialmente nos EUA”, disse Sun. “O acordo com a Aston Martin Aramco marca nosso primeiro passo rumo a uma parceria mais global e internacional.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

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