Imagem da matéria: Coinbase anuncia rede própria de segunda camada no Ethereum
Foto: Shutterstock

A Coinbase revelou nesta quinta-feira (23) a Base, sua própria rede de segunda camada do Ethereum. A empresa diz que a Base será o novo lar dos produtos on-chain da exchange e, espera-se, um ecossistema aberto para milhões de novos aplicativos descentralizados (dApps).

Embora apenas anunciado publicamente nesta quinta (23), uma testnet para a Base está ativa desde o início do mês, revelou o diretor sênior de engenharia da Coinbase, Jesse Pollak, ao Decrypt.

Publicidade

“Esta é uma aposta de que podemos ajudar a habilitar o próximo milhão de dapps, que trarão o próximo bilhão de usuários. Acreditamos que isso acontecerá em um horizonte de cinco a 10 anos e esta é nossa contribuição para que isso aconteça o mais rápido possível”, disse ele. “Nosso objetivo é lançar a mainnet nos próximos meses.”

Isso torna a Coinbase, que é negociada na Nasdaq, a primeira empresa de capital aberto a lançar uma blockchain de camada 2 no topo da rede Ethereum.

As redes de segunda camada ajudam a tornar as transações mais rápidas e baratas do que uma blockchain subjacente, neste caso o Ethereum, processando lotes de transações em uma cadeia separada e, em seguida, enviando os recibos de volta à rede principal.

Base será “uma supercadeia agnóstica de rollup alimentada pelo projeto Optimism”, de acordo com uma postagem no blog que a Coinbase compartilhou com a Decrypt antes de seu anúncio na quinta-feira.

Publicidade

Segunda camada em crescimento

A Base está entrando em um segmento em rápido crescimento. Na noite de quarta-feira, havia mais de US$ 6 bilhões em ETH na camada 2, um aumento de 17% em relação ao mês anterior, de acordo com a L2Beat.

O site rastreia 26 redes de dimensionamento Ethereum diferentes, incluindo Arbitrum One e Optimism. Essas duas redes sozinhas respondem por 53% e 31% da participação de mercado L2, respectivamente. Mas, ao contrário desses L2s, a Base não lançará um token de rede. Em outras redes, os tokens ajudam a pagar as taxas de gas e são usados ​​para incentivar o desenvolvimento.

“Vimos muitas pessoas usarem tokens para impulsionar a atividade. Mas nossa tese é que os tokens não são a única maneira de impulsionar a atividade”, disse Pollak. “Construir ótimos produtos é uma ótima maneira de impulsionar a atividade, tornando as coisas realmente úteis.”

Vale a pena notar, no entanto, que tanto o Optimism quanto o Arbitrum inicialmente lançaram suas redes sem um token. Desde então, Optimism lançou seu token de governança OP para os primeiros usuários de sua rede e há rumores de que a Arbitrum está planejando o mesmo.

Publicidade

A Base está sendo lançada com dezenas de parceiros que se comprometeram a construir e apoiar o ecossistema, incluindo a rede oracle Chainlink, o explorador de blocos Ethereum Etherscan e o protocolo DeFi Aave.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM reconhece ativo de blockchain como token de pagamento

Dynasty Global AG recebeu na última semana a classificação do D¥N como um token de pagamento pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”