Imagem da matéria: Coinbase anuncia rede própria de segunda camada no Ethereum
Foto: Shutterstock

A Coinbase revelou nesta quinta-feira (23) a Base, sua própria rede de segunda camada do Ethereum. A empresa diz que a Base será o novo lar dos produtos on-chain da exchange e, espera-se, um ecossistema aberto para milhões de novos aplicativos descentralizados (dApps).

Embora apenas anunciado publicamente nesta quinta (23), uma testnet para a Base está ativa desde o início do mês, revelou o diretor sênior de engenharia da Coinbase, Jesse Pollak, ao Decrypt.

Publicidade

“Esta é uma aposta de que podemos ajudar a habilitar o próximo milhão de dapps, que trarão o próximo bilhão de usuários. Acreditamos que isso acontecerá em um horizonte de cinco a 10 anos e esta é nossa contribuição para que isso aconteça o mais rápido possível”, disse ele. “Nosso objetivo é lançar a mainnet nos próximos meses.”

Isso torna a Coinbase, que é negociada na Nasdaq, a primeira empresa de capital aberto a lançar uma blockchain de camada 2 no topo da rede Ethereum.

As redes de segunda camada ajudam a tornar as transações mais rápidas e baratas do que uma blockchain subjacente, neste caso o Ethereum, processando lotes de transações em uma cadeia separada e, em seguida, enviando os recibos de volta à rede principal.

Base será “uma supercadeia agnóstica de rollup alimentada pelo projeto Optimism”, de acordo com uma postagem no blog que a Coinbase compartilhou com a Decrypt antes de seu anúncio na quinta-feira.

Publicidade

Segunda camada em crescimento

A Base está entrando em um segmento em rápido crescimento. Na noite de quarta-feira, havia mais de US$ 6 bilhões em ETH na camada 2, um aumento de 17% em relação ao mês anterior, de acordo com a L2Beat.

O site rastreia 26 redes de dimensionamento Ethereum diferentes, incluindo Arbitrum One e Optimism. Essas duas redes sozinhas respondem por 53% e 31% da participação de mercado L2, respectivamente. Mas, ao contrário desses L2s, a Base não lançará um token de rede. Em outras redes, os tokens ajudam a pagar as taxas de gas e são usados ​​para incentivar o desenvolvimento.

“Vimos muitas pessoas usarem tokens para impulsionar a atividade. Mas nossa tese é que os tokens não são a única maneira de impulsionar a atividade”, disse Pollak. “Construir ótimos produtos é uma ótima maneira de impulsionar a atividade, tornando as coisas realmente úteis.”

Vale a pena notar, no entanto, que tanto o Optimism quanto o Arbitrum inicialmente lançaram suas redes sem um token. Desde então, Optimism lançou seu token de governança OP para os primeiros usuários de sua rede e há rumores de que a Arbitrum está planejando o mesmo.

Publicidade

A Base está sendo lançada com dezenas de parceiros que se comprometeram a construir e apoiar o ecossistema, incluindo a rede oracle Chainlink, o explorador de blocos Ethereum Etherscan e o protocolo DeFi Aave.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Token EOS dispara 30% enquanto a rede se reformula para "Vaulta"

Token EOS dispara 30% enquanto a rede se reformula para “Vaulta”

A transição está provisoriamente marcada para o final de maio de 2025, com o token EOS sendo trocado pelo novo token Vaulta
Imagem da matéria: Token $SAL: o futuro da publicidade digital está aqui

Token $SAL: o futuro da publicidade digital está aqui

A publicidade digital está passando por uma revolução, e o token $SAL chega para transformar a forma como marcas, influenciadores e consumidores interagem
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Malha fina: Receita notifica investidor de criptomoedas três anos e meio depois; entenda

Segundo Secretaria Especial da Receita Federal, o aviso ao contribuinte visa “verificar, exclusivamente, atos praticados por terceiros”
Imagem da matéria: Trump planeja assinar ordem para acabar com desbancarização de empresas cripto

Trump planeja assinar ordem para acabar com desbancarização de empresas cripto

Ordem de Trump buscará revogar explicitamente as regras e iniciativas regulatórias associadas à chamada “Operação Chokepoint 2.0”