CME Group lança futuros de Bitcoin e Ethereum na Europa

Com o aumento dos fundos denominados em dólares dos EUA, o marketplace de derivativos CME lança uma versão baseada em euros
Imagem da matéria: CME Group lança futuros de Bitcoin e Ethereum na Europa

Comportamento das baleias são diferentes, mas staking pode ser o ponto para entender (Foto: Shutterstock)

O CME Group lançará futuros de microBitcoin e Ethereum denominados em euros no próximo mês, atendendo à crescente demanda no mercado de derivativos.

A empresa de trading com sede em Chicago anunciou na terça-feira (20) que lançaria os futuros de cripto para o mercado europeu devido à popularidade das correspondentes denominadas em dólares dos EUA.

Publicidade

Os contratos futuros serão lançados em 18 de março, dependendo da análise regulatória.

O CME Group é o maior marketplace de derivativos do mundo, composto por quatro exchanges.

Os contratos de futuros são um tipo de contrato em que um investidor deve comprar ou vender o ativo subjacente a um determinado preço em uma data de vencimento predeterminada. Os “microfuturos” referem-se a fragmentos do ativo subjacente. Nesse caso, o CME Group disse que eles corresponderão a um décimo de um Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH) — as duas maiores criptomoedas que atualmente estão cotadas a US$ 51.538 e US$ 2.940, respectivamente.

Oferecendo taxas mínimas e melhor liquidez, esses produtos têm sido populares entre os traders há anos, permitindo-lhes uma alternativa aos ETFs de cripto à vista — pelo menos antes que os instrumentos de investimento baseados em Bitcoin se tornassem amplamente disponíveis nos EUA.

“No acumulado do ano, 24% do volume de futuros de Bitcoin e Ether no CME Group foi transacionado na região da Europa, Oriente Médio e África”, disse Giovanni Vicioso, chefe global de produtos de criptomoeda do CME Group, no anúncio. “Continuamos a desenvolver ferramentas adicionais para os clientes de lá para proteger seus portfólios cripto e expressar ou ter uma visão sobre os movimentos potenciais do mercado.”

Ele acrescentou que o CME Group havia “observado um aumento de quatro vezes no volume” de suas correspondentes denominadas em dólares dos EUA.

Publicidade

O CME Group lançou pela primeira vez futuros de BTC em dezembro de 2017. Desde então, lançou futuros de ETH e microfuturos para ambos os ativos digitais. Um executivo da empresa em 2022 disse que estavam avaliando o lançamento de futuros de Solana (SOL) e Cardano (ADA) também.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.