Clube de futebol da Espanha adota o Bitcoin na gestão financeira

“Poderíamos administrar o clube com dólares, libras, mas o fazemos com Bitcoin”, diz presidente
Jogadores do Clube de futebol 30K800 RJG FC posampara foto no centro do campo

(Foto: Reprodução/Instagram)

O clube de futebol espanhol 30K800 RJG, com sede na cidade de Lorca, província de Múrcia, adotou o Bitcoin (BTC) como ativo de gestão financeira. “O primeiro clube administrado em Bitcoin”, diz a conta da entidade no Instagram.

No X (antigo Twitter), o clube também vem comemorando altas da maior criptomoeda do mundo.

Publicidade

“Poderíamos administrar [o clube] com dólares, libras, mas fazemos com criptomoeda, que não está sujeita à inflação, centralização, e obviamente pode trazer alguns benefícios se bem administrado”, disse o cofundador e presidente do 30K800 RJG FC, Adrián Martínez, em uma entrevista ao site La 7.

“É um projeto interessante e com boas ideias que na minha opinião dentro de pouco tempo pode prover um bom futuro [para o clube]”, comentou também o jogador Pedro José Alcaraz. 

A gestão do 30K800 RJG FC, que ainda é um clube amador, não é recente; em novembro do ano passado, Martínez já comentava sobre as decisões financeiras do clube com pouco mais de um ano de vida.

“Se um clube de futebol espanhol em 2020 tivesse 1.000.000 de euros de ativos, teria agora 10% menos do seu valor, graças à inflação, enquanto com o Bitcoin esse milhão de euros equivaleria atualmente a 5.000.000 de euros, um aumento de 500% no capital. “São dados, não opiniões, o mercado não mente”, comentou Martínez ao site local El Lorquino.

Bitcoin no futebol

A relação Bitcoin/Futebol não é novidade, assim como criptomoedas lançadas por clubes para o sócio-torcedor. Vários atletas profissionais inclusive passaram a receber seus salários em BTC com os mesmos argumentos: proteção contra a inflação.

Publicidade

Há cerca de três anos, Russell Okung, jogador do time profissional de futebol americano Carolina Panthers, anunciou que receberia metade de seu salário de US$ 13 milhões na época em Bitcoin.

Meses depois, o Paris Saint-Germain divulgou que parte do salário de US$ 80 milhões na época do jogador Lionel Messi incluiria fan tokens do clube, o PSG.

30K800 RJG FC, un club de fútbol de Lorca gestionado con bitcoins | La 7