Clientes de Coinbase e Kraken têm dificuldade para fazer saques em meio ao crash do mercado de criptomoedas

Suporte das corretoras diz que problemas já foram solucionados; exchanges lutam para acompanhar alta demanda de operações e volatilidade nos preços
Pessoa confusa

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Em meio ao crash do mercado de criptomoedas gerado pela compra da FTX pela BInance, as exchanges Kraken e Coinbase relataram problemas para processar operações dos clientes durante a madrugada de quarta-feira (9). Ambas as corretoras disseram que os problemas estavam afetando tantos os websites quanto seus serviços móveis.

No caso da Coinbase, o problema se manifestou em suas várias plataformas, incluindo a Coinbase.com, Pro, e a Prime. A empresa garantiu a seus mais de 108 milhões de clientes que estava “100% focada” em resolver o problema, o que diz ter conseguido fazer uma hora depois.

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Já a corretora Kraken disse que “Estamos investigando relatos de clientes com dificuldades de conexão com o site, bem como através de aplicativos móveis”. Cerca de duas horas depois, a exchange falou em sua página de status que “o problema foi identificado e uma correção está sendo implementada”.

“No momento, não temos informações que possamos compartilhar sobre a causa do problema”, disse o suporte da Kraken ao Decrypt, direcionando os clientes para a página de status da Kraken para atualizações.

Na página de status, a empresa relatou que seus mais de seis milhões de clientes ainda podem encontrar problemas intermitentes de conectividade ao acessar algumas partes do site.

“A função de trading está funcionando plenamente. Agradecemos sua paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, escreveu o suporte da Kraken.

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Em sua página de status, a Coinbase disse que a última interrupção afetou seus serviços web e móveis, resultando na impossibilidade dos usuários se cadastrarem em suas contas e problemas de latência para aqueles que poderiam se cadastrar.

“Estamos atualmente enfrentando problemas de conexão de rede”, segundo um tweet. “Isto poderia resultar em dificuldade para se conectar. Se você já estiver conectado, pode experimentar um carregamento lento através da web e do aplicativo móvel”. 

We’re currently experiencing network connection issues for https://t.co/ohqDivlp6Y, Coinbase Pro, and Coinbase Prime. This could result in difficulty signing in. If you’re already signed in you may experience slow loading across web and the mobile app.

— Coinbase Support (@CoinbaseSupport) November 8, 2022

“Embora entendamos por que isto seria de interesse para o público, não somos capazes de elaborar sobre a natureza específica deste incidente para fins de segurança”, disse um representante do suporte da Coinbase.

Volatilidade gera problemas

A volatilidade do mercado continua a ser uma questão que atormenta as exchanges de criptoativos. No mês passado, a Coinbase sofreu uma “grande queda” depois de ver um pico de US$ 569 milhões em seu volume comercial em 24 horas, de acordo com a CoinGecko.

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Em 2021, a Coinbase sofreu duas quedas devido à alta volatilidade das negociações e do mercado. Em janeiro, a exchange cripto saiu do ar durante a corrida do Bitcoin até os US$ 40 mil e a queda subsequente. Na época, a natureza 24/7 do mercado cripto foi citada como a culpada, tornando difícil para as bolsas se prepararem para os picos de negociação.

On January 6 and 7th, the API that powers https://t.co/bCG11KMQ6s and mobile applications experienced instability for our customers globally. Full service has been restored, and we deeply apologize for any inconvenience as we work to upgrade our systems.https://t.co/k0ajiW0deG

— Coinbase (@coinbase) January 8, 2021

Em maio de 2021, várias exchanges cripto, incluindo a Coinbase, Kraken e a Binance, viram várias interrupções em seus serviços devido ao alto volume de trade.

“Normalmente, as exchanges permitem trocas de 6 a 8 horas por dia, 5 dias por semana. Ela proporciona uma janela de 16 horas por dia para fazer qualquer manutenção de infraestrutura técnica e aos finais de semana um período de 24 horas”, disse Dmytro Volkov, CTO da CEX.IO, ao Decrypt. “As exchanges geralmente operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é muito mais difícil manter tal sistema”.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

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