Imagem da matéria: Circle lança a stablecoin 'USD Coin', moeda estável 'concorrente' do Tether (USDT)

A Circle, plataforma de pagamentos online e que tem como subsidiária a Poloniex, anunciou o lançamento da USDCoin (USDC), uma ‘stablecoin’ como o Theter (USDT) e entra para o polêmico mundo das moedas estáveis, reportou o Bloomberg nesta quarta-feira (26).

No site da empresa, o novo token é anunciado como “o lado estável das criptomoedas”, descrevendo que o usuários do criptoativo poderão movimentar dólares americanos em qualquer lugar do mundo em minutos em vez de dias, além de poder negociar e realizar empréstimos.

Publicidade

A startup ‘Centre’, plataforma especializada em criptomoedas estáveis e que vai conduzir o criptoativo da Circle, disse que a empresa é a primeira e única emissora do USDC, mas certamente não será a última.

“A Centre servirá sua plataforma para os usuários realizarem depósitos em dólares por meio de suas contas bancárias tradicionais e assim convertê-los em USDC”, explicou o Bloomberg.

A startup discorreu, em sua página no Medium, a responsabilidade do negócio por ambas as partes.

“A Circle (e qualquer emissor futuro) tem uma obrigação com seus clientes que se estende além do código escrito nos contratos inteligentes implantados pela Centre. Estes contratos nos permite alterar o código se porventura a Circle não cumprir sua parte”.

Jeremy Allaire, diretor executivo da Circle em Boston, Massachusetts (EUA), disse que a infraestrutura de mercado com moedas estáveis se tornará a camada base para suportar todas as aplicações financeiras.

Publicidade

Além do executivo acreditar que o novo sistema com o USDC irá resolver muitos problemas intrínsecos, ele também crê que o mercado vai rapidamente caminhar para essa ideia.

“Tem que ser legítimo, confiável, baseado em padrões abertos. Estamos resolvendo muitos desses problemas fundamentais que existem. Essa é uma enorme diferença em relação a algo como o Tether”, disse Allaire.

Sobre listagem da USDC em exchanges, Allaire afirmou que, além da Poloniex, que pertence à própria Circle, ela será listada em uma série de bolsas asiáticas, incluindo Huobi, OKCoin, KuCoin e DigiFinex, e em carteiras digitais como a Coinbase.

A emissão de moedas estáveis ​​está aumentando à medida que entusiastas de criptomoedas procuram uma maneira de aumentar o uso de tokens em meio à volatilidade, como acontece em maior escala especialmente neste ano, opinou o Bloomberg.

Publicidade

O Tether cresceu e se tornou uma das maiores criptomoedas, mas, segundo o site, ele está envolto em preocupação de que não é apoiado por dólares, como afirmam seus criadores.

Grande parte dessa preocupação vem da recusa da Tether, como instituição, em ser auditada. Além disso, especialistas viram sinais de manipulação de preços no mercado, como reportou o Portal do Bitcoin em junho deste ano.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Deputados pressionam Biden para trazer de volta aos EUA executivo da Binance detido na Nigéria

Em carta ao executivo, os deputados alegam que Tigran Gambaryan está na condição de refém do governo da Nigéria e corre risco de morrer de malária
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Trump se apresenta como ‘criptopresidente’ em evento de arrecadação de fundos

O candidato presidencial republicano dobrou sua postura pró-cripto durante evento em São Francisco, EUA
Edificio do BCE

Manhã Cripto: Bitcoin segue alta e busca máxima histórica com corte de juros na Europa

Banco Central Europeu (BCE) reduziu 25 pontos percentuais de cada uma das suas três principais taxas de juros