A Circle, plataforma de pagamentos online e que tem como subsidiária a Poloniex, anunciou o lançamento da USDCoin (USDC), uma ‘stablecoin’ como o Theter (USDT) e entra para o polêmico mundo das moedas estáveis, reportou o Bloomberg nesta quarta-feira (26).
No site da empresa, o novo token é anunciado como “o lado estável das criptomoedas”, descrevendo que o usuários do criptoativo poderão movimentar dólares americanos em qualquer lugar do mundo em minutos em vez de dias, além de poder negociar e realizar empréstimos.
A startup ‘Centre’, plataforma especializada em criptomoedas estáveis e que vai conduzir o criptoativo da Circle, disse que a empresa é a primeira e única emissora do USDC, mas certamente não será a última.
“A Centre servirá sua plataforma para os usuários realizarem depósitos em dólares por meio de suas contas bancárias tradicionais e assim convertê-los em USDC”, explicou o Bloomberg.
A startup discorreu, em sua página no Medium, a responsabilidade do negócio por ambas as partes.
“A Circle (e qualquer emissor futuro) tem uma obrigação com seus clientes que se estende além do código escrito nos contratos inteligentes implantados pela Centre. Estes contratos nos permite alterar o código se porventura a Circle não cumprir sua parte”.
Jeremy Allaire, diretor executivo da Circle em Boston, Massachusetts (EUA), disse que a infraestrutura de mercado com moedas estáveis se tornará a camada base para suportar todas as aplicações financeiras.
Além do executivo acreditar que o novo sistema com o USDC irá resolver muitos problemas intrínsecos, ele também crê que o mercado vai rapidamente caminhar para essa ideia.
“Tem que ser legítimo, confiável, baseado em padrões abertos. Estamos resolvendo muitos desses problemas fundamentais que existem. Essa é uma enorme diferença em relação a algo como o Tether”, disse Allaire.
Sobre listagem da USDC em exchanges, Allaire afirmou que, além da Poloniex, que pertence à própria Circle, ela será listada em uma série de bolsas asiáticas, incluindo Huobi, OKCoin, KuCoin e DigiFinex, e em carteiras digitais como a Coinbase.
A emissão de moedas estáveis está aumentando à medida que entusiastas de criptomoedas procuram uma maneira de aumentar o uso de tokens em meio à volatilidade, como acontece em maior escala especialmente neste ano, opinou o Bloomberg.
O Tether cresceu e se tornou uma das maiores criptomoedas, mas, segundo o site, ele está envolto em preocupação de que não é apoiado por dólares, como afirmam seus criadores.
Grande parte dessa preocupação vem da recusa da Tether, como instituição, em ser auditada. Além disso, especialistas viram sinais de manipulação de preços no mercado, como reportou o Portal do Bitcoin em junho deste ano.
- Acompanhe nossa página no Facebook: fb.com/portaldobitcoin
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.