Vista aérea da cidade de Busam, Coreia do Sul
Shutterstock

A prefeitura de Busan, segunda maior cidade da Coreia do Sul, anunciou nesta quinta-feira (21) a criação de uma exchange que não listará criptomoedas e vai operar somente com negociação de commodities tokenizadas em blockchain. Segundo o anúncio, a licitação será realizada em outubro e, portanto, os investimentos virão da iniciativa privada.

“Depois de passar por um processo de oferta pública a partir de meados de outubro, um operador comercial será selecionado em novembro e a entidade será lançada dentro de um ano”, diz o anúncio.

Publicidade

De acordo com a publicação, a “Busan Digital Asset Exchange”, como será nomeada, vai contar com o fornecimento de toda a infraestrutura necessária do governo de Busan, além de apoio administrativo e financeiro.

O objetivo, segundo o governo, é que o novo empreendimento possa transformar Busan em uma cidade com tecnologia blockchain de ponta até até 2026, descrita como “Cidade Blockchain Busan”. A publicação acrescenta ainda que o lançamento público deve ocorrer no primeiro semestre de 2024 e avançar nos anos seguintes.

Inovação com tecnologia Blockchain

Busan também planeja criar um fundo de 100 bilhões de won (cerca de R$ 370 milhões) para apoiar o desenvolvimento da tecnologia que surgiu como Bitcoin, ou seja, a criação de um Fundo de Inovação Blockchain, de acordo com informações do site local News1 Korea.

Em relação ao tipo de protocolo, o News1 afirma que o governo estuda um blockchain aberto como as redes Ethereum e Cosmos.

Publicidade

O motivo de criar uma rede própria seria pelo desconforto dos usuários que já contam com pequenos serviços em blockchain na cidade, como vouchers digitais, gerados em diferentes locais já existentes.

VOCÊ PODE GOSTAR
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação