Imagem da matéria: China usa cartão inovador nos testes do yuan digital; veja as imagens
Foto: cn.news

“É assim que a moeda digital da China é usada no mundo real”, escreveu no Twitter o perfil cnLedger, especializado no mercado chinês. O tuíte feito nesta quarta-feira (06) revelou imagens que mostram um ato da compra com um cartão com estampa e-CNY referente ao yuan — ou renminbi digital.

Conforme anunciado no início da semana, o terceiro teste do yuan digital começa na quinta-feira (07) em Shenzhen. Logo, a imagem que mostra o cartão com as transações é do segundo ou do primeiro teste. 

Publicidade

De acordo com o Xinhua News, o cartão é a versão física da carteira digital usada no início dos testes-piloto e possui uma tela onde são mostradas as operações.

Pela semelhança das imagens compartilhadas pelo cnLedger, é provável que as fotos foram tiradas numa cantina do Hospital Tongren dentro da Escola de Medicina da Universidade Jiaotong, em Xangai.

“Os médicos estão usando cartões físicos com RMB digital para obter uma experiência completa de pedidos, consumos e pagamentos”, diz a reportagem.

De acordo com relatos, este piloto é a primeira vez que realiza um modelo de pagamento de carteira rígida do tipo placa de vídeo que é separado dos telefones celulares após a digitalização do telefone celular e o pagamento por toque em Shenzhen e Suzhou.

Publicidade

O site explica que seria a primeira vez em que qualquer pessoa que tenha dificuldades em usar os caixas eletrônicos vai poder pagar por suas despesas digitalmente, bastando apenas digitalizar no telefone celular o pagamento por aproximação. “É possível eliminar a exclusão digital”, escreveu.

A tela do cartão mostra o pagamento de 2 Yuan, os restantes 127,85 Yuan e 4 pagamentos offline disponíveis (pagando / aceitando e-CNY sem wi-fi ou rede de adega).

Yuan digital

Um novo teste-piloto está programado para começar na quinta-feira (07) e ser finalizado no dia 17/01. É o primeiro do ano, mas o terceiro desde outubro do ano passado, quando Shenzhen foi escolhida como ponto de partida para a CBDC (Moeda Digital do Banco Central) chinesa.

Para a ação, foram distribuídos cerca de US$ 3 milhões a 100.000 moradores locais por meio de sorteio que ocorreu na última segunda-feira.

Publicidade

Vale lembrar que nos testes anteriores foram permitidos pagamentos offline; neste agora, não. Isso porque no teste anterior foram descobertos alguns bugs técnicos e brechas para a função offline ‘touch-to-pay’ (toque para pagar). Por essa razão o novo teste de Shenzhen não adotará tal tecnologia.