Imagem da matéria: China testará novo recurso para facilitar transações de sua moeda digital
Yuan Digital (Foto: Shutterstock)

A ambiciosa moeda digital da China será usada para transferências entre dois telefones celulares usando um simples recurso “toque” nesta sexta-feira, publicou hoje o jornal local Nikkei Asia. Os testes visam expandir os casos de uso da moeda digital de meros pagamentos de varejo para um ecossistema mais amplo.

O yuan digital da China, oficialmente chamado de Digital Currency Electronic Payment (DCEP), é a moeda digital apoiada pelo governo do país, teoricamente lastreada pelo Yuan e supervisionada pelo Banco Central da China.

Publicidade

Mais de 1.000 pessoas participarão dos testes que acontecerão na cidade de Suzhou, uma cidade turística perto de Xangai. Os usuários escolhidos para o teste receberão uma quantidade do yuan digital e “tocarão” seus smartphones uns com os outros para transferir dinheiro – para, supostamente, reproduzir a experiência de dar dinheiro em um ambiente tradicional.

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei fornecerá os telefones para o teste. Ela se junta a outras empresas locais, como o serviço de compartilhamento de caronas DiDi, nos testes, que viram o governo fazer parceria com empresas privadas para desenvolver e integrar o yuan digital em seus próprios aplicativos.

No total, 100.000 pessoas em Suzhou receberão 200 yuans (R$ 160) cada e serão solicitadas a comprar itens em lojas de varejo na cidade. Enquanto isso, o varejista eletrônico JD.com também pode se tornar a primeira plataforma online a aceitar a moeda digital, disse o relatório.

Escolher sexta-feira – ou seja, 12 de dezembro – para os testes também não é uma seleção aleatória. A data é um evento de compras chinês chamado “Double 12”, no qual varejistas eletrônicos, lojas de varejo e outras empresas oferecem descontos para estimular a compra. Isso significa um período agitado para as redes de pagamento, criando um ambiente perfeito para que as autoridades verifiquem se o yuan digital funciona bem em um período agitado.

Publicidade

Os testes de Suzhou são parte de um ensaio mais amplo executado em 28 grandes cidades, que por sua vez é parte da mudança da China para um ecossistema financeiro totalmente digital. O país marcou 2022 para a implantação em grande escala de seu novo sistema financeiro.

E até agora os resultados têm sido promissores.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Juiz proíbe ex-CEO da Binance de deixar os EUA; Investidores da FTX processam F1 e liga de beisebol 

Manhã Cripto: Juiz proíbe ex-CEO da Binance de deixar os EUA; Investidores da FTX processam F1 e liga de beisebol 

O fundador da Binance deverá permanecer em território americano até que o tribunal de Seattle avalie se ele poderá retornar aos Emirados Árabes
Imagem da matéria: Tokenização do ouro: onde o passado e o futuro se encontram

Tokenização do ouro: onde o passado e o futuro se encontram

Como diria um grande comunicador brasileiro, barras de ouro valem mais do que dinheiro. No mundo digital, também
Logotipo do token Blur

BLUR dispara 30% após listagem na Binance e conclusão de airdrop

O token do mercado de NFT Blur acumula uma alta de 82% na semana em que estreia na Binance
Imagem da matéria: Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

Mixer de Bitcoin sancionado nos EUA relança com novo nome — só para ser bloqueado outra vez

O Tesouro dos EUA proibiu o uso do mixer Sinbad, sucessor do Blender, afirmando que serviço era usado por hackers norte-coreanos