Imagem da matéria: China reitera banimento de instituições financeiras e de pagamento do mercado de criptomoedas
Foto: Shutterstock

A China reitera ter proibido instituições financeiras e empresas de pagamento de se envolverem em negócios relacionados a transações de criptomoedas. Também alertou os investidores contra a negociação de criptomoedas, que descreveu como especulativa.

Essa proibição já havia sido feita em 2013 e 2017 e significa que entidades como bancos não poderão oferecer serviços de criptomoeda aos clientes.

Publicidade

“Recentemente, os preços das criptomoedas dispararam e despencaram, e o comércio especulativo de criptomoedas se recuperou, prejudicando seriamente a segurança da propriedade das pessoas e perturbando a ordem econômica e financeira normal”, disseram três órgãos do setor em um comunicado combinado hoje. Esses três órgãos são a Associação Nacional de Financiamento da Internet da China, a Associação Bancária da China e a Associação de Pagamento e Compensação da China.

Uma das criptomoedas que despencou recentemente é, obviamente, o Bitcoin, a criptomoeda carro-chefe do mundo. Hoje, o Bitcoin caiu para US$ 43.000, representando uma queda de 22% nos últimos sete dias.

Embora a mudança proíba o que muitas instituições podem fazer no mundo cripto, ela não proíbe indivíduos de manter criptomoedas em caráter pessoal.

A mudança ocorre em um momento em que a China tem um programa de moeda digital de banco central bem desenvolvido, o Yuan Digital, que muitos consideram o líder mundial.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
Imagem da matéria: Lightning Network ainda está “na infância”, mas especialistas veem grande potencial de crescimento

Lightning Network ainda está “na infância”, mas especialistas veem grande potencial de crescimento

Na Satsconf 2024, especialistas discutiram o potencial da Lightning Network e as oportunidades que ela oferece para o futuro do Bitcoin
Imagem da matéria: Há 3 anos, Hillary Clinton dizia que Bitcoin ameaçava dólar e iria "desestabilizar nações"

Há 3 anos, Hillary Clinton dizia que Bitcoin ameaçava dólar e iria “desestabilizar nações”

“O que parece ser uma iniciativa bem interessante e exótica tem o potencial de prejudicar o dólar e desestabilizar nações”, disse Clinton
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin ultrapassam US$ 100 bilhões em ativos pela 1ª vez

Atualmente, 5% da capitalização total de mercado do Bitcoin está alocada em ETFs