Imagem da matéria: Banco Central do Chile vai estudar criação de versão digital da moeda do país
Foto: Shutterstock

O Banco Central do Chile divulgou um comunicado nesta quarta-feira (11) afirmando que irá começar uma série de estudos e debates para analisar até o final deste ano a possibilidade de criar uma versão digital do peso chileno. Ativos desse tipo são conhecidos como CBDC, “central bank digital currency”, que na tradução do inglês significa “moeda digital de banco central” – uma versão oficial e centralizada de uma criptomoeda.

No comunicado, o BC chileno afirma que um CBDC pode potencializar benefícios associados à transformação digital e reduzir riscos de mercado. “Particularmente, um CBDC poderia ajudar a construir um sistema de pagamento mais competitivo, inovador, integrado, inclusivo e resiliente”, afirma a entidade.

Publicidade

Porém, no mesmo documento, a instituição diz que uma decisão final sobre o tema requer uma análise mais profunda sobre o custo-benefício e uma comparação com outras alternativas que possam resolver os mesmos problemas.

“O desenho de uma CBDC deve ser feito com cuidado para não ter impactos negativos sobre o funcionamento do sistema financeiro e da política monetária”, afirma o BC.

Metas

A instituição controladora do sistema financeiro chileno diz que planeja envolver usuários, reguladores e provedores nos debates ao longo do ano, até uma decisão final.

Mas o Banco Central do Chile ressalta que, mesmo que se concretize, o projeto não representa o começo do fim do papel moeda no país.

Publicidade

“A emissão de um CBDC não tem como objetivo eliminar ou substituir os meios de pagamento tradicionais, mas sim prover um método alternativo. Satisfazer a demanda real das pessoas é e seguirá sendo a tarefa principal do BC, o que não é alterado pelo processo de criação de um CBDC”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Bitcoin em gráfico de alta com seta azul apontado para o alto

Traders esperam que Bitcoin supere a máxima de US$ 74 mil em breve

“Esperamos um impulso de alta aqui que pode nos levar de volta às máximas de US$ 74 mil”, disse a QCP Capital sobre o momento do Bitcoin
Imagem da matéria: Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ex-diretor da FTX deve pegar até 7 anos de prisão, pedem promotores dos EUA

Ryan Salame foi um dos executivos da FTX que coordenaram a doação de milhões para campanhas políticas usando dinheiro dos clientes
Números e letrs douradas sob um placa formam símolo do Real brasileiro

5 vantagens da tokenização de ativos do mundo real (RWA) | Opinião

Para o autor, a custódia de RWA tokenzados é um elemento crucial para a democratização do acesso aos investimentos
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido