Imagem da matéria: CEO de projeto DeFi é obrigado por tribunal a cumprir com intimações da CVM dos EUA
Foto: Shutterstock

Um Tribunal Distrital em Nova York ordenou que a Terraform Labs e seu CEO Do Kwon cumprissem com intimações emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC, na sigla em inglês).

As intimações foram emitidas em relação à investigação da SEC do Mirror Protocol, um projeto de Finanças Descentralizadas (ou DeFi) desenvolvido na blockchain Terra.

Publicidade

Segundo o processo judicial, o tribunal revisou os documentos de todas as partes relevantes e realizou um “argumento oral” em 17 de fevereiro de 2022.

“Pelos motivos declarados no registro da conferência de 17 de fevereiro de 2022, a solicitação da SEC é concedida, e Terraform e Kwon estão, por meio deste documento, ordenados a cumprirem com as intimações mencionadas acima”, afirmou Paul Oetken, juiz distrital dos Estados Unidos.

Em outubro de 2021, a SEC intimou Kwon durante a conferência cripto Messari Mainnet em Nova York. O foco da SEC é no Mirror Protocol, uma plataforma para a criação de versões sintéticas de ações populares, como Tesla, Microsoft e Airbnb.

Em outras palavras, usuários podem comprar e vender versões sintéticas de ações que seriam vendidas em outro lugar – como a ação da Tesla, na Bolsa de Valores de Nova York (ou NYSE) – a preços quase idênticos em uma blockchain.

Publicidade

Kwon abre processo contra a SEC

Kwon chegou a negar em entrevista ao The Defiant que havia negado ter recebido as intimações, porém, acabou reagindo e processando a SEC. Ele alega que as intimações foram “emitidas e entregues de forma inadequada”.

A ação judicial acrescentou que a SEC falhou em manter a confidencialidade de sua investigação.

“As intimações foram entregues ao sr. Kwon publicamente. O sr. Kwon foi abordado pelo oficial de justiça ao descer de uma escada rolante durante a conferência Mainnet enquanto se dirigia a uma apresentação marcada que não era sobre o Mirror Protocol”, segundo o documento.

Logo após ter processado a SEC sobre receber a intimação publicamente, o CEO do Terra opinou sobre o ambiente regulatório cripto.

Em participação à conferência Yahoo Finance All Markets Summit em outubro, Kwon disse que a tensão entre reguladores e a indústria cripto geralmente resulta em “estruturas que são um pouco mais abertas à inovação e mudança”.

Publicidade

Ele acrescentou que a tensão entre reguladores e o setor DeFi é uma tendência que acontece ao redor do mundo, e não apenas só nos Estados Unidos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

As altcoins recuaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos de envio de cartas a parceiros comerciais detalhando novas tarifas
Donald Trump, presidente dos EUA, é fotografado

Trump culpa Biden por bloqueio de bancos a empresas cripto: ‘Há muito debanking’

Líderes da indústria cripto argumentam que, durante o governo Biden, foram rotineiramente impedidos de acessar serviços bancários básicos
Imagem da matéria: Bitcoin Cash atinge máxima de 7 meses; entenda por quê

Bitcoin Cash atinge máxima de 7 meses; entenda por quê

Criptomoeda sobe 29% no mês e chega a US$ 519 com compras de baleias
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Discurso sobre cripto da Robinhood pode ser uma chance de comprar na baixa, diz Compass Point

No acumulado do ano, o preço das ações da Robinhood já disparou mais de 120%, saindo de US$ 39 em janeiro