Alfred Kelly, CEO da gigante de pagamentos Visa, disse que sua empresa vê um grande potencial em moedas digitais nos próximos anos, especialmente em mercados em desenvolvimento com um número significativo de pessoas sem conta bancária, de acordo com entrevista da CNBC publicada na sexta-feira (20).
“A criptomoeda é uma parte em desenvolvimento dos pagamentos no mundo”, disse Kelly, acrescentando: “No final das contas, poderíamos ver moedas digitais rodando na rede Visa de forma mais regular”, embora “daqui a alguns anos”.
A empresa adquiriu recentemente a Plaid, uma empresa que ajuda 11.000 instituições financeiras nos EUA e 2.700 desenvolvedores de fintech na troca de dados.
“Somos uma rede e cada vez mais tentamos nos tornar uma rede de redes”, observou Kelly, explicando: “Plaid é apenas em seu nível mais simples outra rede que acreditamos se encaixa no desejo de ter várias redes nas quais movemos informações e dinheiro em todo o mundo. ”
“Há 1,7 bilhão de pessoas na face da Terra que acreditamos não estarem bancarizadas em um sistema bancário convencional em qualquer país em que vivam, incluindo alguns aqui nos Estados Unidos”, observou Kelly, acrescentando: “Certamente estamos abertos a qualquer veículo que ajuda a facilitar a movimentação de dinheiro em todo o mundo. Queremos estar no meio disso. ”
Simultaneamente, a Visa planeja cooperar com os bancos centrais se – ou quando – eles começarem a emitir suas próprias moedas digitais de banco central (CBDCs). Embora a maioria desses projetos ainda esteja nos estágios iniciais de desenvolvimento, Kelly observou, a empresa espera que esses esforços dêem frutos no futuro.
“Continuamos esperando trabalhar com bancos centrais em todo o mundo à medida que desenvolvem moedas digitais para o futuro”, disse o CEO da Visa.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co