CEO da Coinbase critica pedido para suspender desenvolvimento do ChatGPT: “Péssima ideia”

Brian Armstrong diz que “comitês e burocracia” não resolvem a questão e que o progresso deve seguir em frente
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

(Reprodução)

Enquanto vozes proeminentes na indústria de tecnologia pedem uma pausa temporária nas atualizações do popular programa ChatGPT, o CEO da maior corretora de criptomoedas dos EUA, a Coinbase, deixou claro que se opõe à mudança.

“Conte comigo entre as pessoas que acham que isso é uma péssima ideia”, escreveu Brian Armstrong em um tweet na madrugada de sexta-feira (31). “Não há ‘especialistas’ para julgar esta questão, e muitos atores díspares nunca concordarão. Comitês e burocracia não resolvem nada.”

Publicidade

Os comentários de Armstrong vieram pouco após a publicação de uma carta aberta pedindo uma moratória de seis meses no desenvolvimento de tipos de Inteligência Artificial (AI) ainda mais poderosos que o GPT-4, a última versão do chatbot criado pela OpenAI.

A carta, assinada pelo dono do Twitter, Elon Musk, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e pelo empresário e político americano Andrew Yang, entre mais de 2 mil outros signatários, afirma que “sistemas de AI com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade. ”

Ela também argumenta que o foco da pesquisa e desenvolvimento de AI deve ser tornar os sistemas existentes “mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis e leais”.

O chefe da Coinbase, no entanto, discorda, dizendo que “como acontece com muitas tecnologias, existem perigos, mas devemos seguir em frente com o progresso porque o bem supera o mal”.

Publicidade

“Nunca deixe o medo interromper o progresso e desconfie de qualquer um que tente obter o controle de alguma autoridade central”, disse Armstrong, cuja empresa recentemente recorreu à AI na tentativa – falha – de entender com que precisão o ChatGPT poderia realizar uma revisão de segurança de tokens – uma requisito para todos os ativos listados na exchange.

Count me among the people who think this is a bad idea.

There are no “experts” to adjudicate this issue, and many disparate actors will never agree. Committees and bureaucracy won’t solve anything.

As with many technologies, there are dangers, but we should keep marching… https://t.co/iM0sKOVTaw

— Brian Armstrong (@brian_armstrong) March 31, 2023

ChatGPT: preocupações são justificadas?

Os modelos de AI do tipo generativa, como o ChatGPT, são projetados para gerar linguagem semelhante à humana e são usados em uma ampla variedade de aplicativos de processamento de linguagem, incluindo chatbots, tradução de idiomas e criação de conteúdo.

O GPT-4 foi lançado há cerca de duas semanas, apresentando recursos aprimorados em áreas como raciocínio avançado e instruções complexas, com o OpenAI também afirmando que a ferramenta possui “mais criatividade”.

Embora os sistemas de IA tenham recebido maior atenção nos últimos meses, sua popularidade crescente também gerou preocupações, incluindo questões éticas sobre o papel das máquinas na comunicação humana e na tomada de decisões, bem como o impacto potencial no emprego e na desigualdade social.

Publicidade

Também há preocupações de que os desenvolvedores de software possam usar o ChatGPT para fazer reivindicações de desempenho enganosas, com o Center for AI and Digital Policy, dos EUA, apresentando uma queixa formal à Comissão Federal de Comércio dos EUA na quinta-feira, na qual acusou a OpenAI de violar a seção cinco da Lei FTC. que visa práticas enganosas e injustas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.