CZ Zhao, Binance
CHangpeng “CZ” Zhao (Foto: Reprodução)

O CEO da Binance não está feliz com a revista Bloomberg.

Changpeng Zhao (ou CZ) está processando a Bloomberg Businessweek por três declarações supostamente difamatórias publicadas neste mês pela edição chinesa da revista — distribuída em Hong Kong — e suas contas afiliadas no Twitter e no Facebook.

Publicidade

De acordo com uma cópia do processo enviado ao Supremo Tribunal de Hong Kong na última sexta-feira (22) e obtido pelo Decrypt, CZ está processando a edição chinesa da Bloomberg Businessweek por sua versão do artigo americano da Bloomberg, intitulado: “Can Crypto’s Richest Man Stand the Cold?” — ou “O homem mais rico do mundo cripto vai aguentar a pressão?”, em tradução livre.

CZ está pedindo indenização porque a edição chinesa da Bloomberg Businessweek escreveu, tanto na versão impressa como na on-line, uma frase que significa “o esquema de pirâmide de Changpeng Zhao”. CZ também está processando a revista por reutilizar essa frase outras duas vezes em outras publicações no Twitter e Facebook que promoviam o artigo sobre ele.

Representantes da Binance disseram ao Decrypt que a ação de CZ é “um processo pessoal”, sem qualquer relação com a corretora de criptomoedas.

A abertura do processo por CZ em Hong Kong alega que as declarações publicadas “foram calculadas para expô-lo ao ódio, desprezo e ridículo”.

“Quiseram diminuir [CZ] ao nível de membros direitistas da sociedade no geral, principalmente os (existentes ou possíveis) membros da comunidade cripto e (existentes ou possíveis) contrapartes comerciais de [CZ]”, alega a acusação.

Publicidade

De acordo com o processo, o advogado do CEO também alega que as declarações foram “publicadas de forma sensacionalista”.

CZ diz que reportagem é difamatória

Mas isso não é tudo. De acordo com um Memorando de Lei enviado em Nova York na sexta-feira em relação ao caso de Hong Kong, o advogado de CZ alega que a versão original em língua inglesa do artigo também continha declarações difamatórias.

Os documentos de Nova York alegam que o artigo original “continha diversas alegações sérias e difamatórias feitas contra Zhao e Binance que eram completamente infundadas e obviamente destinadas para enganar leitores a acreditarem que Zhao e Binance estavam envolvidos em atividades ilegais ou inadequadas”.

Mais especificamente, a denúncia em Nova York se opõem à publicação da Bloomberg de que “na Binance, a suspeita possui uma certa completude” e que a Binance é “um enorme cassino de ‘shitcoins’” — declarações que CZ acredita serem difamatórias.

Os comentários aqui dizem tudo. Embora grande parte dos jornalistas da Bloomberg seja boa, desta vez, foi ruim.

Bloomberg: Ei, vamos fazer um artigo legal sobre você, convidar você pra fazer sessões de foto etc. Depois, mudam a história de última hora. Ignoram todos os comentários positivos que conseguiram de terceiros. Só escolheram os [comentários] antigos e negativos. E ainda colocam você na capa. Que porra é essa? Amadores.

Publicidade

Em Hong Kong, CZ busca uma liminar que impeça a revista de republicar as declarações supostamente difamatórias novamente, além de remover e revogar as declarações, junto com as indenizações, os juros e as despesas.

Processos de CZ

Esta não é a primeira vez que CZ processa um grupo de mídia por difamação. Em 2020, CZ apresentou uma queixa contra a Forbes nos EUA.

Ele processou a revista e dois repórteres porque um artigo da Forbes afirmava que a Binance tinha uma “elaborada estrutura corporativa e criada para intencionalmente enganar reguladores e sorrateiramente lucrar com investidores cripto nos Estados Unidos”.

Em seguida, CZ desistiu do processo.

Na segunda-feira (25), o executivo tuitou algo que provavelmente faz referência ao processo aberto em Hong Kong: “Responsabilize-se por suas ações”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
hamster simulando jogar hamster kombat to telegram

Tokens do Hamster Kombat e Catizen caem 50% após airdrop no Telegram

Dois dos maiores jogos cripto do Telegram acabaram de lançar seus tokens, mas o HMSTR do Hamster Kombat e o CATI do Catizen estão caindo rapidamente
Ilustração de uma hamster contando moedas do jogo Telegram Hamster Kombat

Token do Hamster Kombat despenca 25% e usuários criticam airdrop

Alguns jogadores sentiram que tempo gasto como CEOs no jogo viral do Telegram não foi recompensado de forma adequada
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

“Se Gary Gensler e a SEC fossem racionais, eles teriam abandonado este caso há muito tempo”, disse CEO da Ripple
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Metade da população brasileira deve adotar criptoativos até 2030, aponta estudo do MB

Até 2030, o número de investidores pode atingir até mesmo metade da população brasileira, que representaria  quase 120 milhões de brasileiros