CZ Zhao, Binance
CHangpeng “CZ” Zhao (Foto: Reprodução)

O CEO da Binance não está feliz com a revista Bloomberg.

Changpeng Zhao (ou CZ) está processando a Bloomberg Businessweek por três declarações supostamente difamatórias publicadas neste mês pela edição chinesa da revista — distribuída em Hong Kong — e suas contas afiliadas no Twitter e no Facebook.

Publicidade

De acordo com uma cópia do processo enviado ao Supremo Tribunal de Hong Kong na última sexta-feira (22) e obtido pelo Decrypt, CZ está processando a edição chinesa da Bloomberg Businessweek por sua versão do artigo americano da Bloomberg, intitulado: “Can Crypto’s Richest Man Stand the Cold?” — ou “O homem mais rico do mundo cripto vai aguentar a pressão?”, em tradução livre.

CZ está pedindo indenização porque a edição chinesa da Bloomberg Businessweek escreveu, tanto na versão impressa como na on-line, uma frase que significa “o esquema de pirâmide de Changpeng Zhao”. CZ também está processando a revista por reutilizar essa frase outras duas vezes em outras publicações no Twitter e Facebook que promoviam o artigo sobre ele.

Representantes da Binance disseram ao Decrypt que a ação de CZ é “um processo pessoal”, sem qualquer relação com a corretora de criptomoedas.

A abertura do processo por CZ em Hong Kong alega que as declarações publicadas “foram calculadas para expô-lo ao ódio, desprezo e ridículo”.

“Quiseram diminuir [CZ] ao nível de membros direitistas da sociedade no geral, principalmente os (existentes ou possíveis) membros da comunidade cripto e (existentes ou possíveis) contrapartes comerciais de [CZ]”, alega a acusação.

Publicidade

De acordo com o processo, o advogado do CEO também alega que as declarações foram “publicadas de forma sensacionalista”.

CZ diz que reportagem é difamatória

Mas isso não é tudo. De acordo com um Memorando de Lei enviado em Nova York na sexta-feira em relação ao caso de Hong Kong, o advogado de CZ alega que a versão original em língua inglesa do artigo também continha declarações difamatórias.

Os documentos de Nova York alegam que o artigo original “continha diversas alegações sérias e difamatórias feitas contra Zhao e Binance que eram completamente infundadas e obviamente destinadas para enganar leitores a acreditarem que Zhao e Binance estavam envolvidos em atividades ilegais ou inadequadas”.

Mais especificamente, a denúncia em Nova York se opõem à publicação da Bloomberg de que “na Binance, a suspeita possui uma certa completude” e que a Binance é “um enorme cassino de ‘shitcoins’” — declarações que CZ acredita serem difamatórias.

Os comentários aqui dizem tudo. Embora grande parte dos jornalistas da Bloomberg seja boa, desta vez, foi ruim.

Bloomberg: Ei, vamos fazer um artigo legal sobre você, convidar você pra fazer sessões de foto etc. Depois, mudam a história de última hora. Ignoram todos os comentários positivos que conseguiram de terceiros. Só escolheram os [comentários] antigos e negativos. E ainda colocam você na capa. Que porra é essa? Amadores.

Publicidade

Em Hong Kong, CZ busca uma liminar que impeça a revista de republicar as declarações supostamente difamatórias novamente, além de remover e revogar as declarações, junto com as indenizações, os juros e as despesas.

Processos de CZ

Esta não é a primeira vez que CZ processa um grupo de mídia por difamação. Em 2020, CZ apresentou uma queixa contra a Forbes nos EUA.

Ele processou a revista e dois repórteres porque um artigo da Forbes afirmava que a Binance tinha uma “elaborada estrutura corporativa e criada para intencionalmente enganar reguladores e sorrateiramente lucrar com investidores cripto nos Estados Unidos”.

Em seguida, CZ desistiu do processo.

Na segunda-feira (25), o executivo tuitou algo que provavelmente faz referência ao processo aberto em Hong Kong: “Responsabilize-se por suas ações”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem
Imagem da matéria: Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Se a SEC aprovar os pedidos de ETF de Ethereum nesta quinta-feira, enviará um sinal positivo que pode levar o ativo a disparar, assim como ocorreu com o Bitcoin em janeiro
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024
solana, criptomoedas,

Este evento vai fazer a Solana atingir US$ 400 este ano, projeta analista

Para analista da Merkle tree, a Solana pode disparar 170% este ano puxado por memecoins ligadas aos candidatos na eleição dos Estados Unidos