“CEO da Binance é uma bomba-relógio pior que o criador da FTX”, diz Nouriel Roubini na presença de CZ

Nouriel Roubini afirma que o criador da Binance é uma “bomba relógio ambulante” e que deveria ser expulso dos Emirados Árabes
Imagem da matéria: "CEO da Binance é uma bomba-relógio pior que o criador da FTX", diz Nouriel Roubini na presença de CZ

Nouriel Roubini é um tradicional crítico do Bitcoin (Foto: Shutterstock

Economista famoso por prever a crise de 2008 e notório crítico das criptomoedas, Nouriel Roubini atacou frontalmente Changpeng “CZ” Zhao durante sua palestra na Abu Dhabi Finance Week nesta quarta-feira (15). O professor disse que o criador da Binance, que tinha acabdo de participar de um painel no mesmo evento e palco, é uma “um bomba-relógio ambulante” e que irá causar mais danos que Sam Bankman-Fried, fundador da falida FTX.

“Infelizmente, esse é um ecossistema que é totalmente corrupto. Acho que a lição das últimas semanas é que essas pessoas deveriam ser expulsas daqui. Não posso acreditar que CZ e a Binance tem uma licença para operar nos Emirados Árabes Unidos. Ele foi banido do Reino Unido, está sendo investigado nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro. E esteve aqui neste palco e tem uma residência nesse país. Ele é uma bomba relógio ambulante e deveria ser expulso desse país e ser proibido de operar. Ele vai fazer pior que o Sam Bankman-Fried”, disse Roubini.

Publicidade

O próprio economista publicou em seu Twitter o trecho no qual ataca CZ e complementou com um ataque ainda mais pesado: “Eu pedindo para CZ se expulso dos Emirados Árabes Unidos enquanto eu estava ao vivo no palco da ADGM Crypto. Esse personagem escuso estava falando logo antes de mim com o lunático Mike Novogratz, ambos vomitando suas bobagens sobre shitcoins em colapso. Ratos e baratas”.

Me calling for @cz_binance to be kicked out of the UAE while I was live on stage today at the ADGM Crypto day. That shady character was speaking right before me together with Lunatic @novogratz both of them vomiting their crappy bullshit about collapsing shitcoins. Rats & Roaches https://t.co/Hqo6YVViNN

— Nouriel Roubini (@Nouriel) November 16, 2022

A Binance tem licença para operar em Abu Dhabi, que é a capital dos Emirados Árabes Unidos. O cidadão sino-canadense, CZ mora há algum tempo em Dubai, que é a maior cidade do país.

E ele parece estar gostando: “Dubai é agradável e quente”, disse em seu Twitter no dia 2 de agosto desse ano.

Dubai is nice and warm. 😂

— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) August 2, 2022

Crítico ferrenho desde 2014

O economista, que também trabalha como consultor financeiro, costuma criticar as criptomoedas com frequência. Ele faz isso ao menos desde 2014, quando o BTC estava cotado próximo a US$ 1 mil. Na época, ele classificava o ativo como esquema de pirâmide e um canal para atividades ilícitas, como reportou o Uol à época.

Publicidade

Em 2020, Noriel Roubini disse pelo Twitter disse que o bitcoin não tem função em carteiras de investidores institucionais ou de varejo. Ele falou também que o ativo não é uma moeda nem meio de pagamento, além de não servir como reserva de valor, pois é volátil.

O economista disse ainda que o mercado de criptomoedas é manipulado pela Tether. Além da stablecoin, Roubini também falou que o mercado de criptomoedas é manipulado pelas baleias – nome usado para se referir a investidores ou grupos com grande quantidade de ativos digitais.

Roubini também afirmou que o bitcoin não é um ativo sério, pois não tem valor intrínseco e não fornece renda ou ganhos de capitais, como ações, títulos, imóveis ou mesmo ouro e prata. Citou também que a criptomoeda é uma bolha e não tem proteção.

“É um ativo/bolha puramente especulativo e manipulado sem nenhum valor fundamental. Não é nem mesmo uma proteção contra episódios de risco. Cada vez que as ações caem, o bitcoin cai muito mais”, escreveu.

Publicidade

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!