Imagem da matéria: CBDC é como dinheiro e não como bitcoin, diz banco central da Coreia do Sul
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Coreia do Sul (BoK) divulgou nesta segunda-feira (08) um relatório feito pela instituição acerca da modalidade de ativo CBDC (Moeda Digital do Banco Central). Nele, a instituição concluiu que a stablecoin tem requisitos da legislação monetária para ser tratada como moeda fiduciária, não como com ativo digital — como o bitcoin, revelou o Coindesk Korea.

De acordo com o BoK, o relatório, que vinha sendo trabalhado há cerca de um ano, vai servir de referência para possíveis revisões das leis sobre regulamentação no setor mediante um plano de CBDC, conforme indicam as publicações no site da instituição.

Publicidade

Desta forma, diz o site, propõe-se que o BoK tenha a base legal para a aplicação de taxas de juros positivas ou negativas em uma futura CBDC. Outro ponto seria estudar a necessidade da instituição trocar diretamente com o consumidor stablecoin por por dinheiro ou se haveria um intermediador.

Sendo assim, a pesquisa sugere que as CDBCs não estariam sujeitas à Lei de transações financeiras, já que uma emissão nessa modalidade seria controlada por uma autoridade monetária e sem fins lucrativos.

CBDC não é criptomoeda, diz Coreia do Sul

Segundo o Coindesk Korea, o Bok alega que é difícil comparar uma CBDC com uma criptomoeda, pois há um emissor do ativo, no caso, os bancos centrais. Logo, diz a reportagem, é diferente dos ativos virtuais.

Uma vez que o CBDC não é considerado um bem pelo direito penal, não é possível estabelecer furto, peculato e crimes contra eles na Coreia do Sul. Por outro lado, o Bok diz que registros eletrônicos também são definidos como objetos de propriedade e bens, logo passíveis destes crimes.

Publicidade

O Bok destaca, porém, que há a necessidade de revisão da legislação penal com base na premissa de que a CBDC está incluída na modalidade moeda corrente. Logo, à luz da atual legislação, um CBDC também pode ser confiscado.

VOCÊ PODE GOSTAR
neiro - memecoin de cachorro no Ethereum

Projetos de memecoins se distanciam da Gotbit após acusações de manipulação de mercado

Vários projetos, incluindo Neiro, afirmam que romperam laços com a formadora de mercado Gotbit após acusações federais nos EUA
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Cofundador da Ripple doa US$ 1 milhão em XRP para campanha de Kamala Harris

Um registro da Comissão Federal Eleitoral divulgado esta semana mostra que Chris Larsen doou 1.754.815 XRP para o Future Forward USA PAC
perna com tornozeleira eletrônica

Acusado de golpe de US$ 150 milhões com criptomoedas desliga tornozeleira e foge

O homem que usou a empresa de fachada USI Tech para enganar investidores era supervisionado pelo programa de proteção pré-julgamento dos EUA
mark cuban

Mark Cuban ama Dogecoin, mas diz que qualquer outra memecoin é “rug pull”

Estrela do Shark Tank admite estar tentado a entrar no jogo das memecoins, mesmo reconhecendo que pode ser apenas uma “dança das cadeiras”