Imagem da matéria: CBDC é como dinheiro e não como bitcoin, diz banco central da Coreia do Sul
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Coreia do Sul (BoK) divulgou nesta segunda-feira (08) um relatório feito pela instituição acerca da modalidade de ativo CBDC (Moeda Digital do Banco Central). Nele, a instituição concluiu que a stablecoin tem requisitos da legislação monetária para ser tratada como moeda fiduciária, não como com ativo digital — como o bitcoin, revelou o Coindesk Korea.

De acordo com o BoK, o relatório, que vinha sendo trabalhado há cerca de um ano, vai servir de referência para possíveis revisões das leis sobre regulamentação no setor mediante um plano de CBDC, conforme indicam as publicações no site da instituição.

Publicidade

Desta forma, diz o site, propõe-se que o BoK tenha a base legal para a aplicação de taxas de juros positivas ou negativas em uma futura CBDC. Outro ponto seria estudar a necessidade da instituição trocar diretamente com o consumidor stablecoin por por dinheiro ou se haveria um intermediador.

Sendo assim, a pesquisa sugere que as CDBCs não estariam sujeitas à Lei de transações financeiras, já que uma emissão nessa modalidade seria controlada por uma autoridade monetária e sem fins lucrativos.

CBDC não é criptomoeda, diz Coreia do Sul

Segundo o Coindesk Korea, o Bok alega que é difícil comparar uma CBDC com uma criptomoeda, pois há um emissor do ativo, no caso, os bancos centrais. Logo, diz a reportagem, é diferente dos ativos virtuais.

Uma vez que o CBDC não é considerado um bem pelo direito penal, não é possível estabelecer furto, peculato e crimes contra eles na Coreia do Sul. Por outro lado, o Bok diz que registros eletrônicos também são definidos como objetos de propriedade e bens, logo passíveis destes crimes.

Publicidade

O Bok destaca, porém, que há a necessidade de revisão da legislação penal com base na premissa de que a CBDC está incluída na modalidade moeda corrente. Logo, à luz da atual legislação, um CBDC também pode ser confiscado.

Talvez você queira ler
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Sam Bankman-Fried lidera “lista da vergonha” da Forbes; veja quem mais decepcionou

A Forbes publicou uma lista de jovens empresários que contrariam as expectativas ao se envolverem em fraudes e outras infrações
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados
Udi Wertheimer, da Taproot Wizards fantasiado de mago

Como a Taproot Wizards planeja ‘finalmente mover o Bitcoin para frente’

O cofundador da Taproots Wizards, Udi Wertheimer, comenta a iniciativa que vai impulsionar a cultura do Bitcoin
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI