Imagem da matéria: "Caveira de Satoshi": Protesto do Greenpeace vira febre entre a comunidade do Bitcoin
Instalação Caveira de Satoshi, feita pelo Greenpeace (Imagem: Greenpeace/Benjamin Von Wong)

Enquanto o Greenpeace EUA vai ao Twitter reclamar sobre o “consumo voraz de combustíveis fósseis” por parte do setor de criptomoedas e revelar uma nova obra de arte única, os defensores obstinados do Bitcoin se mostram unânimes em suas críticas à campanha – e na adoração ao principal símbolo dela.

A organização ambiental se uniu com o ativista de arte canadense, Benjamin Von Wong, para criar a “Caveira de Satoshi” como uma forma de protesto contra o sistema de mineração proof of work da principal criptomoeda.

Publicidade

A obra é um crânio de aproximadamente 3,35 metros com olhos vermelhos, pilhas de chaminés esfumaçadas na cabeça e uma série de super chips e placas-mãe cinzentas na base.

Ela supostamente faz uma referência crítica ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto – mas acabou sendo adotada de forma irônica pelos fãs da criptomoeda.

“Mal posso esperar para comprar este crânio e colocá-lo ao lado do gerador de gás natural que alimenta uma das minhas minas off-grid de bitcoin”, Marty Bent, fundador da empresa de mídia Bitcoin TFTC, comentou no vídeo que mostra o processo de criação da instalação.

Muitos ironicamente abraçaram a instalação, com alguns chamando-a de “heróica e fodona” e até mesmo usando-a como uma nova imagem de perfil.

Publicidade

O elemento principal da arte, o crânio, é feito com lixo eletrônico doado pela Unirecycle, “representando os milhões de computadores usados para validar a mineração de Bitcoin”.

Mesmo este aspecto da instalação foi ridicularizado por entusiastas do setor cripto.

“Parece que o Greenpeace não conseguiu obter um único PCB Bitcoin ASIC para sua propaganda. São todas Placas-mãe de uso geral, alguns dissipadores de calor da CPU, algumas placas de rede PCI Ethernet e talvez algumas GPUs pré-Bitcoin super antigas?”.

Para notgrubles, a criação é hilária: “O Greenpeace agora está demonizando a energia nuclear.”

Alterando o código do Bitcoin

Embora a instalação seja nova, a iniciativa “Altere o Código, Não o Clima”, da qual ela faz parte, foi divulgada inicialmente há um ano.

O objetivo principal é fazer com que o Bitcoin faça a transição de algoritmo de consenso proof-of-work (PoW) da moeda para um mecanismo mais ambientalmente sustentável como o proof-of-stake (Pos).

Publicidade

O processo real para mudar o Bitcoin é aberto, pois o código também é aberto. Indivíduos, ou até mesmo o Greenpeace, só precisam chegar a um consenso entre os desenvolvedores após a apresentação de uma proposta de melhoria do Bitcoin, ou BIP.

A partir daí, a proposta também precisaria conquistar a comunidade de mineradores, convencendo-os a operar usando o software recém-atualizado.

Mas assim como a infame guerra dos tamanhos de bloco — uma batalha de anos para aumentar a quantidade de dados que poderiam ser armazenados em cada um dos blocos do Bitcoin —, alterar o código da rede parece muito fácil, mas não é.

“Qualquer um pode #ChangeTheCode (Mudar o Código), assim como qualquer um pode mudar as regras do xadrez”, respondeu um dos que acompanhavam a discussão. “Vá em frente, boa sorte em encontrar alguém com quem jogar.”

Von Wong também twittou: “O PoS nunca funcionará para o Bitcoin. Vai contra o seu ethos descentralizado!”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Imagem da matéria: História indica que 3º trimestre é o pior para o Bitcoin, mas será que 2024 vai surpreender?

História indica que 3º trimestre é o pior para o Bitcoin, mas será que 2024 vai surpreender?

Terceiro trimestre é historicamente o período de menor ganho para o Bitcoin, mas uma possível queda de juros nos EUA pode mudar o cenário em 2024
Imagem da matéria: Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mais de uma década após a maior exchange de Bitcoin do mundo ser hackeada, os credores da Mt. Gox finalmente receberão seus reembolsos; aqui está o que aconteceu
Imagem da matéria: De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores

De “Bitcoin é uma fraude” a candidato cripto: como Trump mudou para agradar investidores

O ex-presidente dos EUA já chamou o Bitcoin de fraude, mas agora se aproxima do setor cripto para angariar votos