Imagem da matéria: "Caveira de Satoshi": Protesto do Greenpeace vira febre entre a comunidade do Bitcoin
Instalação Caveira de Satoshi, feita pelo Greenpeace (Imagem: Greenpeace/Benjamin Von Wong)

Enquanto o Greenpeace EUA vai ao Twitter reclamar sobre o “consumo voraz de combustíveis fósseis” por parte do setor de criptomoedas e revelar uma nova obra de arte única, os defensores obstinados do Bitcoin se mostram unânimes em suas críticas à campanha – e na adoração ao principal símbolo dela.

A organização ambiental se uniu com o ativista de arte canadense, Benjamin Von Wong, para criar a “Caveira de Satoshi” como uma forma de protesto contra o sistema de mineração proof of work da principal criptomoeda.

Publicidade

A obra é um crânio de aproximadamente 3,35 metros com olhos vermelhos, pilhas de chaminés esfumaçadas na cabeça e uma série de super chips e placas-mãe cinzentas na base.

Ela supostamente faz uma referência crítica ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto – mas acabou sendo adotada de forma irônica pelos fãs da criptomoeda.

“Mal posso esperar para comprar este crânio e colocá-lo ao lado do gerador de gás natural que alimenta uma das minhas minas off-grid de bitcoin”, Marty Bent, fundador da empresa de mídia Bitcoin TFTC, comentou no vídeo que mostra o processo de criação da instalação.

Muitos ironicamente abraçaram a instalação, com alguns chamando-a de “heróica e fodona” e até mesmo usando-a como uma nova imagem de perfil.

Publicidade

O elemento principal da arte, o crânio, é feito com lixo eletrônico doado pela Unirecycle, “representando os milhões de computadores usados para validar a mineração de Bitcoin”.

Mesmo este aspecto da instalação foi ridicularizado por entusiastas do setor cripto.

“Parece que o Greenpeace não conseguiu obter um único PCB Bitcoin ASIC para sua propaganda. São todas Placas-mãe de uso geral, alguns dissipadores de calor da CPU, algumas placas de rede PCI Ethernet e talvez algumas GPUs pré-Bitcoin super antigas?”.

Para notgrubles, a criação é hilária: “O Greenpeace agora está demonizando a energia nuclear.”

Alterando o código do Bitcoin

Embora a instalação seja nova, a iniciativa “Altere o Código, Não o Clima”, da qual ela faz parte, foi divulgada inicialmente há um ano.

O objetivo principal é fazer com que o Bitcoin faça a transição de algoritmo de consenso proof-of-work (PoW) da moeda para um mecanismo mais ambientalmente sustentável como o proof-of-stake (Pos).

Publicidade

O processo real para mudar o Bitcoin é aberto, pois o código também é aberto. Indivíduos, ou até mesmo o Greenpeace, só precisam chegar a um consenso entre os desenvolvedores após a apresentação de uma proposta de melhoria do Bitcoin, ou BIP.

A partir daí, a proposta também precisaria conquistar a comunidade de mineradores, convencendo-os a operar usando o software recém-atualizado.

Mas assim como a infame guerra dos tamanhos de bloco — uma batalha de anos para aumentar a quantidade de dados que poderiam ser armazenados em cada um dos blocos do Bitcoin —, alterar o código da rede parece muito fácil, mas não é.

“Qualquer um pode #ChangeTheCode (Mudar o Código), assim como qualquer um pode mudar as regras do xadrez”, respondeu um dos que acompanhavam a discussão. “Vá em frente, boa sorte em encontrar alguém com quem jogar.”

Von Wong também twittou: “O PoS nunca funcionará para o Bitcoin. Vai contra o seu ethos descentralizado!”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros

Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 66 mil com menor apetite por risco e criptomoedas ganham espaço em carteiras de brasileiros

Bitcoin e Ethereum andam de lado, enquanto algumas altcoins registram ganhos em um dia de perdas para os índices acionários globais
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Halving do Bitcoin pode não ter efeito imediato no preço como mercado espera, diz Coinbase

Coinbase disse acreditar que o atual movimento de preços é apenas o começo de uma corrida de alta mais longa
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste
moeda de Bitcoin à frente do logotipo do Goldman Sachs

ETF de Bitcoin da BlackRock ganha apoio de gigantes de Wall Street, como Goldman Sachs e Citadel

O sucesso dos ETFs de Bitcoin está forçando até os céticos das criptomoedas a clamarem por um espaço no setor