Imagem da matéria: Casa de câmbio em shopping do Rio de Janeiro passa a trocar bitcoin por dólar
Loja do Leblon (Foto: Divulgação)

A Europa Câmbio, empresa especializada na venda online e por telefone de moeda estrangeira, passou a aceitar bitcoin para a compra de dólar, euro e outras moedas estrangeiras partir desta segunda-feira (06).

Segundo comunicado de imprensa, a operação de câmbio com bitcoin já está disponível na unidade do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, e nas lojas online com entrega na Grande São Paulo. A empresa pertence ao grupo B&T Corretora, também dona da corretora de criptomoedas BitBlue.

Publicidade

De acordo com a instituição, a previsão é de que até o fim de junho todas suas 25 lojas físicas, distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba e Alagoas, também vão fornecer o serviço de compra de moedas estrangeiras com bitcoin.

Respeitando o limite diário estipulado pelo Banco Central, a compra de moeda com pagamento em espécie é de até R$ 10 mil por dia, por CPF.

Paulo Victor Pereira, diretor de operações da Europa Câmbio, disse que não serão cobradas tarifas adicionais para o novo serviço, pois o objetivo da empresa é apenas oferecer mais uma opção de pagamento.

“Nosso propósito é facilitar a viagem dos nossos clientes criando diversos meios e formas de pagamento”, disse ele no comunicado.

Publicidade

A nota diz ainda que o sistema usado para liquidação da criptomoeda é o Z.ro Pay, desenvolvido, também, pela B&T, que tem como objetivo eliminar o problema comum em transações com criptomoedas, que é a volatilidade— o sistema liquida a compra com bitcoin em tempo real.

A Z.ro Bank afirma que irá divulgar em breve parcerias com grandes multinacionais e e-commerces em operação no Brasil, que terão o bitcoin como alternativa para pagamento em seus sites e aplicativos, diz o comunicado.

Puxadinho bitcoin-real

Para o Estadão, tecnicamente, o processo é uma espécie de ‘puxadinho’, já que para a comprar dólares, por exemplo, antes o bitcoin tem que ser convertido para o real — a criptomoeda sai da carteira do comprador para a de uma corretora que pertence à loja de câmbio.

No entanto, não há qualquer zona cinzenta de legislação que impede o serviço, conforme explicou ao jornal, Túlio Ferreira dos Santos, fundador da Europa Câmbio, afirmando que tudo é realizado em Real.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube