Imagem da matéria: Cardano terá contratos inteligentes ainda em 2021
Foto: Shutterstock

A rede de teste Alonzo, que trará contratos inteligentes para o blockchain Cardano (ADA), pode entrar no ar em abril, revelou Charles Hoskinson, CEO do desenvolvedor da rede IOHK, durante a conferência virtual Cardano360 ontem.

Hoskinson afirmou que o testnet seria lançado no final de abril ou no início de maio. “Pela primeira vez, publicamente, as pessoas serão capazes de redigir contratos inteligentes e implantá-los na Cardano”, disse ele.

Publicidade

De acordo com o plano de lançamento revelado, a atualização do Alonzo virá na forma de um hard fork neste outuno. Inicialmente, os contratos inteligentes estarão disponíveis apenas para fins de teste, com o lançamento completo da mainnet previsto para agosto.

Buscando um pedaço do mercado DeFi

A adição de contratos inteligentes é um marco importante para Cardano, já que finalmente tornará o blockchain um concorrente viável para Ethereum. Desde o ano passado, o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) da Ethereum cresceu, com base em uma ampla gama de aplicações descentralizados (dapps) – todas baseados em contratos inteligentes.

Agora, a mesma funcionalidade está chegando à Cardano. Como exemplo, os desenvolvedores do blockchain apresentaram um dapp nativo da Cardano que permite aos usuários trocar diferentes tokens – muito parecido com os “killer dapps” do Ethereum, como o Uniswap.

De acordo com o DeFi Pulse, o valor total bloqueado no DeFi atualmente chega a quase US$ 40 bilhões. Enquanto isso, as principais plataformas como MakerDAO, Compound, Aave e muitas outras são todas baseadas nos contratos inteligentes da Ethereum. E com o lançamento do Alonzo, Cardano será capaz de se expandir neste mercado multibilionário também.

Publicidade

No início de março, a atualização anterior de Cardano, apelidada de Mary, da mesma forma moveu o blockchain muito mais perto de Ethereum, introduzindo a capacidade dos usuários de criar tokens personalizados. Isso transformou Cardano em uma rede de múltiplos ativos que pode potencialmente suportar muitos tipos de criptomoedas diferentes.

Ao contrário do Ethereum, no entanto, Cardano não depende de contratos inteligentes para transações de token. Isso significa que as taxas de transferência, que continuam subindo rapidamente no Ethereum, podem ser muito mais baixas no Cardano.

Por exemplo, a taxa média de transação no Ethereum atingiu recentemente um novo recorde, atingindo cerca de US$ 43 em 23 de fevereiro, mostram os dados do Blockchair. Reativou os debates em andamento sobre se o Ethereum está se tornando muito caro para usar – e com rivais como a Cardano prometendo contratos inteligentes e taxas de transação mais baixas, esse debate está prestes a se intensificar.

VOCÊ PODE GOSTAR
Bárbara Espir posa para foto

Bitso nomeia nova country manager para operação no Brasil

Bárbara Espir terá como missão continuar a expansão da Bitso no país
Imagem da matéria: Lightspark quer revolucionar os pagamentos com a Lightning Network do Bitcoin

Lightspark quer revolucionar os pagamentos com a Lightning Network do Bitcoin

A proposta da Lightspark usa o Bitcoin como camada de liquidação para transações, mas sem exigir que os usuários lidem diretamente com a criptomoeda
Imagem da matéria: Usuários do PayPal e Venmo agora podem enviar criptomoedas usando nomes ENS; entenda

Usuários do PayPal e Venmo agora podem enviar criptomoedas usando nomes ENS; entenda

O recurso, disponível inicialmente para usuários dos EUA, simplificará a forma como os usuários interagem com criptoativos
Imagem da matéria: Token da Friend.tech desaba 26% após equipe renunciar controle de contratos inteligentes

Token da Friend.tech desaba 26% após equipe renunciar controle de contratos inteligentes

A equipe do token FRIEND transferiu seu controle para o endereço nulo do Ethereum, bloqueando o sistema para atualizações