Cardano (ADA) conclui atualização “Valentine”; confira o que muda

Nova versão da blockchain prevê recursos para maior interação da rede com as finanças descentralizadas (DeFi) e dApps
Tela de smartphone mostra logomarca da Cardano

Foto: Shutterstock

A blockchain da Cardano (ADA) passou por uma atualização na tarde de terça-feira (14) chamada ‘Valentine’, que prevê melhorias de recursos de segurança e interoperabilidade na rede para melhor interação com as finanças descentralizadas (DeFi). A atualização fez com que o ADA valorize mais que as duas principais moedas do mercado, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

“Os desenvolvedores agora podem criar facilmente dApps de cadeia cruzada que são seguros, confiáveis e econômicos”, disse em um tweet o desenvolvedor da rede que atende pelo nome de Input Output, ressaltando que “a interoperabilidade é a chave para o crescimento da blockchain”.

Publicidade

“À medida que mais dApps são construídos no Cardano, é essencial que eles não fiquem isolados em apenas um ecossistema, permitindo que os usuários interajam com diferentes blockchains e acessem uma gama mais ampla de serviços”, acrescentou.

Happy St. Valentine’s day. 💙

We are pleased to report that the #Valentine upgrade – support for #Plutus SECP cryptographic primitives – is now live on the #Cardano mainnet.

1/4 pic.twitter.com/SdYWknKeHY

— Input Output (@InputOutputHK) February 14, 2023

A atualização é uma sequência do hard fork ‘Vasil’ que ocorreu em setembro do ano passado e abriu novos caminhos para projetos DeFi na rede Cardano. O objetivo era introduzir novos recursos sem perder nenhum dado da versão mais antiga do blockchain.

O termo ‘Valentine’ escolhido para nomear a atualização da rede Cardano é uma referência ao ‘Valentine’s Day’ (Dia de São Valentim), comemorado em vários países no dia 14 de fevereiro, semelhantemente com o Dia dos Namorados no Brasil, em 12 de junho.

Valorização da Cardano e tokens ADA

Segundo publicação do site Coindesk, o valor bloqueado de tokens em dApps baseados em Cardano aumentou mais de 100% desde o início de janeiro para mais de US$ 110 milhões, sugerindo demanda. Com a atualização, esse número pode aumentar, valorizando mais a rede e o token ADA.

Publicidade

De acordo com dados no site Coinmarketcap, a valorização da Cardano nesta manhã de quarta (15) está em cerca de 9%, considerando um período de 24 horas, enquanto o BTC ganha 4,30 % e o ETH 5%.

Gráfico de 24 horas da Cardano (ADA. Fonte: Coinmarketcap
  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias