Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing
Shutterstock

Analistas de ameaças descobriram uma campanha de malware sofisticada e com duas frentes, mirando vítimas tanto dentro quanto fora da indústria de criptomoedas.

Em um relatório recente, a empresa de inteligência cibernética Silent Push identificou a campanha de malware chamada PoisonSeed, que inicialmente tem como alvo usuários de provedores de e-mail em massa, como Mailchimp e SendGrid.

Publicidade
Uma página falsa do Mailchimp gerada como parte da campanha de malware PoisonSeed (Imagem: Silent Push)

Em um dos casos, um criador de conteúdo recebeu uma mensagem fraudulenta alegando que sua conta havia sido restringida — e foi enganado a fornecer suas credenciais de login por meio de um site falso, mas visualmente idêntico ao original.

Uma página falsa do SendGrid gerada como parte da campanha de malware PoisonSeed (Imagem: Silent Push)

A partir disso, suas listas de e-mails foram baixadas em massa, em um processo que a Silent Push descreve como “extremamente rápido e provavelmente automatizado”.

Na etapa seguinte, os assinantes desavisados recebem e-mails que supostamente vêm da exchange de criptomoedas Coinbase, alegando que a empresa está “migrando para carteiras autocustodiadas”.

É fornecida uma frase-semente de 12 palavras, que as vítimas são orientadas a importar em suas contas — mas, ao fazer isso, elas concedem aos agentes maliciosos liberdade para esvaziar completamente suas carteiras de criptomoedas.

Publicidade
Vítimas do PoisonSeed recebem um e-mail de phishing que aparenta ser da Coinbase (Imagem: Silent Push)

Um dos clientes da Mailchimp afetados, o diretor regional da Microsoft Troy Hunt, disse que recebeu o e-mail de phishing quando estava “com muito jet lag e muito cansado”, o que o deixou vulnerável.

Embora ele tenha percebido que algo estava errado logo após inserir seus dados de login — e imediatamente trocado sua senha — a lista de e-mails já havia sido exportada.

“Relendo agora, esse é um phishing muito bem feito”, escreveu Hunt. “Usou engenharia social para me fazer acreditar que eu não conseguiria enviar minha newsletter, o que gerou ‘medo’, mas não foi aquele alarme exagerado dizendo que algo terrível aconteceria se eu não agisse imediatamente. Criou exatamente o nível certo de urgência sem exageros.”

A Silent Push afirmou que trata o PoisonSeed como distinto de dois “agentes de ameaça vagamente alinhados”, chamados Scattered Spider e CryptoChameleon — apesar de essas campanhas utilizarem domínios de phishing semelhantes e já terem atacado usuários da Coinbase e da Ledger no passado.

Publicidade

É um lembrete preocupante de que não são apenas os consumidores que precisam estar atentos a golpes de engenharia social, mas também criadores de conteúdo com grandes audiências em suas newsletters.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Prédio do Capitólio nos EUA

Comitê da Câmara dos EUA dá sinal verde para votação de projeto que impede uso de CBDC  

O projeto de lei busca impedir o Fed de emitir um dólar digital, citando preocupações com a vigilância financeira
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

 ABcripto fecha parceria com Lukka para fornecer dados do mercado cripto brasileiro

Lançamento de índices oferecerá dados para investidores, reguladores e o público
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

SEC diz que stablecoins não são valores mobiliários, mas tokens com rendimento podem ser diferentes

Comissão emitiu novas diretrizes para stablecoins, afirmando que certos tipos de tokens atrelados ao dólar não são valores mobiliários
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin e preços das criptomoedas caem com tensões comerciais e riscos de inflação

Queda segue semanas de volatilidade nas ações, com grandes empresas de tecnologia recuando fortemente e o sentimento geral enfraquecendo