Foguete decolando indo para o espaço
Foto: Shutterstock

Victor Hespanha deve se tornar neste sábado (4) o segundo brasileiro a ir ao espaço. O mineiro de 28 anos irá embarcar em um voo espacial da companhia Blue Origin, após ter vencido um sorteio entre donos de NFTs da empresa Crypto Space Agency (CSA).

A Blue Origin é uma empresa de voos espaciais comerciais privados fundada por Jeff Bezos, criador da Amazon. Ela é concorrente da Space X, de Elon Musk, no lançamento de cargas espaciais e satélites para empresas e governos.

Publicidade

Victor estava inicialmente programado para ir ao espaço no dia 20 de maio, mas durante uma inspeção de equipamento a Blue Origin descobriu uma peça que estava fora dos padrões da companhia e preferiu adiar a data do voo.

Victor Hespanha foi sorteado apśo comprar um NFT (Foto: Divulgação/CSA)

A CSA emitiu uma série de 5.555 tokens não-fungíveis (NFTs) chamados Gen-1. Todos que compraram os NFTs participaram do sorteio, que acabou agraciando o brasileiro.

Segundo a empresa, ao comprar um NFT, o cliente se torna membro de uma comunidade que tem como objetivo fomentar e viabilizar projetos espaciais com criptomoedas, entre outros benefícios.

O primeiro destes benefícios foi a viagem espacial, mas em breve a CSA diz que irá divulgar outras vantagens para os membros.

Publicidade

A empresa fala em seu site que tem como missão “convergir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro dos mercados de crypto para acelerar o futuro espacial da humanidade”.

O Portal do Bitcoin perguntou se há alguma prestação de serviços para empresas como Nasa, Space-X ou Blue Origin ou se a renda vem da criação de NFTs. A empresa confirmou que até o momento se trata do segundo caso.

“Contudo, com a finalidade de expandir a demanda do setor espacial, hoje a Crypto Space Agency também está focada no desenvolvimento de soluções e produtos que possam vir a surgir a partir da Web 3.0”, disse.

Em comunicado para a imprensa, Sam Hutchison, co-fundador da CSA, destaca que a viagem de Victor reforça a missão da agência: “Trabalhamos para unir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro do mercado cripto para que a humanidade possa ter uma visão do futuro além da Terra”. 

Publicidade

Joshua Skurla, também co-fundador, reforça que a chegada da agência ao mercado vai democratizar experiências como esta, antes restritas a um público muito específico, para uma comunidade bem mais ampla.

Primeiro brasileiro no espaço

O primeiro brasileiro a ir ao espaço foi o astronauta Marcos Cesar Pontes, no dia 30 de março de 2006. Ele e mais dois astronautas – o russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams – saíram do cosmódromoBase de lançamento de foguetes. de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave Soyuz TMA-8, rumo à Estação Espacial Internacional. Depois de oito dias trabalhando na Estação Espacial, os astronautas voltaram à Terra na nave Soyuz TMA-7.

Mais recentemente, Marcos Pontes foi ministro da Ciência e Tecnologia entre os anos de 2019 e 2022, durante boa parte do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Pontes deixou a pasta em março deste ano para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo estado de São Paulo nas eleições de outubro.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Retorno da LUNA? Tokens do ecossistema Terra disparam até 40% no dia

Retorno da LUNA? Tokens do ecossistema Terra disparam até 40% no dia

As moedas do ecossistema Terra decolaram após a injeção de US$ 15 milhões no ecossistema DeFi da rede pela Terraform Labs
Imagem da matéria: Pesquisa lista as plataformas mais seguras para negociar criptomoedas em Portugal

Pesquisa lista as plataformas mais seguras para negociar criptomoedas em Portugal

Revolut e Mercado Bitcoin lideram no quesito segurança, enquanto Binance, Kraken e Coinbase têm as menores taxas
Imagem da matéria: Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Evento contará com a participação do diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, diretor jurídico da ABcripto e integrante da Chainalysis
Imagem da matéria: Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu "tudo" em cripto

Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu “tudo” em cripto

Líder do sistema bancário europeu, Christine Lagarde já afirmou que todos os ativos cripto “não valem nada” e são “baseados em nada”