miniaturas de quatro pessoas diante de uma moeda de bitcoin em cima da bandeira do Brasil
Shutterstock

O mercado de criptomoedas continua a expandir suas raízes no Brasil, especialmente em regiões onde a inclusão financeira é mais necessária. Segundo uma pesquisa da Consensys, conduzida pelo grupo de análise YouGov, o Nordeste brasileiro lidera a adoção de criptoativos no país, com 45,3% de investidores, acima de regiões como o Sul (43,4%) e o Sudeste (40,7%).

No Brasil, 43% da população já investiu ou possui criptomoedas, superando a média global de 42%. O percentual de investidores ativos chega a 16%, com destaque para o Nordeste, que apresenta uma média superior à nacional. O estudo também destacou o potencial das criptomoedas como ferramenta de inclusão financeira.

Publicidade

Para 28% dos brasileiros que já investiram, a exclusão do sistema bancário tradicional foi um dos principais motivadores – um aumento impressionante de 26 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

A conscientização sobre criptomoedas no Brasil também está acima da média global. Cerca de 96% dos brasileiros já ouviram falar sobre o tema, enquanto 56% dizem compreender o conceito, em comparação com 52% mundialmente. Além disso, 35% acreditam que as criptomoedas podem promover uma internet mais centrada na privacidade, dobrando a média global.

Impressões sobre sustentabilidade

Outro ponto relevante da pesquisa foi a percepção da sustentabilidade no mercado cripto. Enquanto globalmente 40% consideram as criptomoedas ambientalmente corretas, no Brasil esse número sobe para 56%. Bitcoin, em particular, foi apontado por 64% como a criptomoeda mais sustentável.

Olhando para o futuro, 47% dos brasileiros indicaram intenção de investir em criptomoedas nos próximos 12 meses, com esse número subindo para 70% entre aqueles que já são investidores. Essa tendência reflete um mercado em crescimento, ainda que desafiado por questões como desinformação e regulação.

Publicidade

Desconfiança com Big Techs

Além do entusiasmo em torno das criptomoedas, o estudo também revelou uma crescente desconfiança em relação às grandes empresas de tecnologia. Para 84% dos brasileiros, as chamadas Big Techs possuem poder excessivo, e 33% defendem a descentralização das plataformas de redes sociais. Ao mesmo tempo, 67% desejam maior controle sobre suas identidades digitais, reforçando a valorização da privacidade.

Por fim, o estudo aponta uma demanda por mudanças no sistema financeiro tradicional. Apenas 20% dos brasileiros acreditam que o sistema atual funciona bem, enquanto 40% consideram que ele precisa de melhorias significativas ou de uma reconstrução total.

Cripto é solução para desafios complexos, diz executivo

Sobre a pesquisa global, Neal Gorevic, diretor de Marketing da Consensys, afirma que a pesquisa mostra como a blockchain é vista como uma ferramenta importante para os desafios de um mundo hiperconectado e com produção massiva de conteúdo por Inteligência Artificial

“À medida que o mundo abraça o potencial da descentralização e da criptografia, nossa indústria está pronta para apoiar e capacitar a próxima onda de usuários por meio da educação e da inovação, resolvendo alguns dos desafios mais complexos do mundo”, disse Gorevic.

Publicidade

Além disso, o executivo ressalta que o futuro de curto e médio prazo para cripto deve trazer boas novidades para o mercado: “O ano de 2024 foi monumental para o cripto por uma variedade de razões — mas acredito que estamos caminhando na direção certa. A recente eleição presidencial dos EUA pode levar a uma maior clareza regulatória, por exemplo”.

A pesquisa, conduzida pela Consensys em parceria com o grupo de análise e tecnologia YouGov, foi realizada de forma on-line, abrangendo um universo de mais de 18.000 entrevistados com idades entre 18 e 65 anos em 18 países da África, Américas, Ásia e Europa.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Congresso cogita criar imposto sobre criptomoedas para evitar aumento do IOF

Congresso cogita criar imposto sobre criptomoedas para evitar aumento do IOF

Hugo Motta considera taxar criptomoedas como alternativa para compensar recuo no aumento do IOF
Imagem da matéria: Sequestradores de investidor de Bitcoin se declaram inocentes: "Vítima estava rindo"

Sequestradores de investidor de Bitcoin se declaram inocentes: “Vítima estava rindo”

Dois homens acusados de sequestrar um investidor de Bitcoin em Nova York se declararam inocentes
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

PL quer exigir licença para traders e mineradores de criptomoedas no Brasil

Projeto de lei de deputado do PT aponta que lei das criptomoedas sancionada é insuficiente para regular todo o mercado cripto
Imagem da matéria: Strategy de Michael Saylor compra mais US$ 110 milhões em Bitcoin

Strategy de Michael Saylor compra mais US$ 110 milhões em Bitcoin

Com a nova aquisição, a reserva de Bitcoin da Strategy sobe para 582 mil BTC