Imagem da matéria: Bolsa de Valores de Londres planeja usar blockchain na negociação de ativos financeiros tradicionais
Foto: Shutterstock

A London Stock Exchange (LSE), maior bolsa de valores da Europa, anunciou nesta semana os planos de se tornar a primeira grande bolsa de valores a usar a tecnologia blockchain para oferecer uma extensa gama de negociações de ativos financeiros tradicionais. As informações são do jornal britânico Financial Times.

Ao anunciar a novidade, a bolsa de valores de Londres ressaltou que ainda não existe um plano de trabalhar com criptoativos em si, apenas de usar a tecnologia de registros que ficou famosa com o surgimento do Bitcoin. Na visão da empresa, a blockchain tem potencial de trazer eficiência na compra, venda e manutenção de ativos tradicionais.

Publicidade

Murray Roos, o diretor de mercados de capitais da LSE, disse ao Financial Times que o grupo examinava o uso da tecnologia blockchain nos seus negócios há cerca de um ano, até decidir que fazia sentido seguir adiante com os planos.

“A ideia é usar a tecnologia digital para tornar um processo mais ágil, suave, barato, transparente e regulamentado”, disse Roos, que ressalta que os novos serviços não serão concorrentes dos negócios tradicionais da LSE.

“Estamos muito comprometidos com os mercados de ações de Londres. O que estamos buscando fazer é continuar a fazer o que Londres sempre fez e continuar a inovar”, acrescentou.

Os benefícios da blockchain

Para exemplificar como o uso da tecnologia blockchain pode facilitar a negociação de ativos financeiros tradicionais, Roos citou uma transação envolvendo um comprador suíço, um ativo japonês e um vendedor americano. Para o executivo, seria “muito difícil” fazer isso apenas com uma tecnologia mais antiga, sendo que essa negociação poderia ser facilmente realizada através da blockchain.

Publicidade

O objetivo da LSE é ter o primeiro mercado em funcionamento na blockchain já no próximo ano, sujeito à aprovação dos reguladores, que já estão sendo consultados pela empresa.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin, solana e ethereum

Manhã Cripto: Bitcoin, Solana e XRP caem em meio a tarifas e incertezas econômicas

Queda do Bitcoin foi de cerca de 1%, enquanto altcoins importantes aprofundaram as perdas diante do cenário macroeconômico incerto
Imagem da matéria: Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin

Hackers invadem conta do presidente do Paraguai para divulgar golpe com Bitcoin

Hackers pediram aos seguidores do presidente que enviassem Bitcoin a um endereço suspeito
Imagem da matéria: Sequestradores de investidor de Bitcoin se declaram inocentes: "Vítima estava rindo"

Sequestradores de investidor de Bitcoin se declaram inocentes: “Vítima estava rindo”

Dois homens acusados de sequestrar um investidor de Bitcoin em Nova York se declararam inocentes
Imagem da matéria: Governo derruba isenção sobre lucros com criptomoedas e fixa imposto de 17,5%

Governo derruba isenção sobre lucros com criptomoedas e fixa imposto de 17,5%

Medida Provisória publicada na quarta-feira (11) determina uma alíquota de 17,5% para todos os ganhos com criptomoedas de residentes no Brasil