A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) arquivou pedidos para listar cinco ETFs alavancados que acompanham o preço do bitcoin (ETFs Bitcoin) em sua plataforma de trading Arca.
*ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), por exemplo.
De acordo com documentos arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e datado em 4 de janeiro, a NYSE espera listar cinco ETFs de bitcoins criados pela Direxion Asset Management, um fornecedor de fundos que possui cerca de US$ 12,5 bilhões sob gerenciamento, de acordo com dados do seu site.
Lançado por Direxion Daily Bitcoin, os fundos são intitulados: Bear 1X, 1.25X Bull, 1.5X Bull, 2X Bull e 2X Bear.
Como seus nomes sugerem, o valor das ações de ”bull” aumentará ou diminuirá junto com o preço dos futuros de bitcoin, enquanto o valor das ações ”bear” aumentará quando o preço dos futuros de bitcoin diminuir, mas diminuir quando os futuros de bitcoin se tornarem aumentarem.
Se aprovado pela SEC, esses fundos fornecerão aos investidores o potencial de obter ganhos extras ao invés de investir diretamente nos mercados de futuros de bitcoin.
Como todos os ETF de bitcoins que foram propostos nas últimas semanas, os fundos da Direxion procurarão rastrear o preço dos contratos futuros de bitcoin diariamente. No entanto, ao contrário da maioria desses ETFs, todo fundo Direxion, exceto o Bear 1X, exercerá alavancagem em uma tentativa de multiplicar os retornos dos investidores.
Como explica a apresentação, esses fundos direcionarão “os resultados do investimento (antes das taxas e despesas) que se correlacionam positivamente com 125%, 150% ou 200% do retorno diário do benchmark alvo”, dependendo do valor da alavancagem exercida por cada fundo.
Por exemplo, isso significa que, para cada aumento de um por cento no preço dos futuros de bitcoin, o preço da ação da 2X Bull aumentará em dois por cento, enquanto o preço da ação de 2X Bear diminuirá em dois por cento.
O desejo da NYSE de listar esses produtos é algo surpreendente, uma vez que a Intercontinental Exchange (ICE) – a empresa-mãe da exchange – expressou hesitação para listar os próprios produtos de bitcoin. No entanto, a ICE não parece ter as mesmas preocupações sobre os ETFs e já arquivou para listar ETF de bitcoins long e shorts do bem conhecido fornecedor de fundos ProShares.
Leia Também: BitMEX: Como Operar no Mercado Futuro de Bitcoin
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br