BNDES divulga lista com seis startups de blockchain que vai apoiar
Edifícios da Petrobrás e do BNDES no Rio de Janeiro (Foto: Rodrigo Soldon)

Nas últimas semanas circularam informações — algumas delas erradas — sobre a relação do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e criptomoedas.

A confusão se deu porque o banco trabalha agora com dois projetos paralelos — um dentro do blockchain da Ethereum e outro dentro de uma blockchain privada em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW.

Publicidade

“Uma coisa é certa”, disse o gerente da área de tecnologia de informação do banco Gladstone Arantes ao Portal do Bitcoin, “não vamos adicionar nenhuma moeda em circulação”. Arantes fazia referência à informação de que o banco criaria uma moeda digital própria, o que é falso.

Em vez disso, o que vai acontecer é que o banco vai criar um token dentro do blockchain da Ethereum, que é pública. O objetivo é que o registro público das transações ajude a dar mais transparência aos financiamentos do banco.

Token com valor fixo

“O plano para o protótipo é rodar até maio no Espírito Santo”, disse Vanessa Almeida, também gerente da área de tecnologia de informação.

O projeto vai servir de ‘prova conceito’ aos futuros projetos do banco. O maior desafio do protótipo, de acordo com os gerentes, é conseguir associar num blockchain público endereços e CNPJ de maneira que seja possível identificar uma empresa.

Publicidade

Isso porque, na prática, o que vai acontecer é que o dinheiro do banco irá apenas para fornecedores registrados. Por exemplo, o fornecedor de asfalto, depois de cadastrado, receberá uma quantidade de tokens do BNDES, via Estado do Espírito Santo, cujo lastro será em Real. Os tokens depois serão “trocados” pelas empresas no banco pela moeda nacional. Cada unidade terá o valor fixo de R$ 1.

O público então poderá fazer um acompanhamento financeiro do projeto, conforme um vídeo que detalha o sistema interno do sistema. A promessa é que qualquer brasileiro possa ver quais são as empresas envolvidas nas transações.

O amigo alemão

O segundo projeto, também uma prova de conceito, está sendo gestado desde setembro em parceria com o banco nacional de desenvolvimento alemão KfW.

“Seremos o segundo node de um blockchain privado e nós mesmos seremos os mineradores”, diz Arantes. O software em questão, chamado de TrueBudget, vinha sendo desenvolvido pelo KfW para ser aplicado em países africanos para melhorar o rastreamento do uso do dinheiro de doações internacionais — que muitas vezes cai nas mãos de governos corruptos.  

Publicidade

No Brasil, o sistema será usado para rastrear as verbas do Fundo Amazônia cuja finalidade é captar investimentos não reembolsáveis para ações de preservação da floresta.

O projeto, porém, ainda está em uma fase bastante incipiente. Embora o plano seja fazer testes até maio, ainda não há confirmação de nenhuma empresa ou projeto para testar o novo sistema.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói
cédulas de 100 e 200 reais

Cresce número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais