Moeda Dash com um sinal de "cuidado"
Logotipo da criptomoeda Dash Fonte: Unsplash (Kanchanara)

A blockchain da criptomoeda Dash (DASH) produziu seu último bloco válido à 01:13h da madrugada desta segunda-feira (22). Já são mais de 13 horas de um verdadeiro apagão, sem processar nenhuma transação financeira válida, levantando preocupações na comunidade e entre seus usuários.

O problema foi apontado uma hora depois (02:12h) da publicação do último bloco válido por Samuel Westrich, CTO do Dash Core Group. O diretor do Grupo responsável pelo software Dash Core afirmou que o problema foi decorrente de um bug na versão v19 do software, que foi ativada no final de semana.

Publicidade

Com o problema, a Binance anunciou às 07:30h da manhã que iria suspender temporariamente o pagamento das recompensas de mineração para os mineradores da pool de mineração do projeto, até que o problema seja resolvido.

No explorador de blocos da Dash, é possível observar a publicação do último bloco válido: <1874880>, com 585,07 DASH transacionadas. No entanto, usuários discutem no servidor do Discord oficial da comunidade que o último bloco válido seria, na verdade, o <1874879>.

Fonte: BitInfoCharts

O perfil sob o pseudônimo “Pasta” comentou às 10:59h no Twitter que a equipe continua investigando o problema, que já durava 8 horas (do comentário), mas que encontraram alguns bugs que precisam ser corrigidos. O desenvolvedor também apresenta duas opções que estão sendo discutidas pela equipe:

  1. Corrigir o problema e disponibilizar um patch de atualização que deverá ser instalado por todos os nós e mineradores, mas sem um tempo estimado de conclusão; ou
  2. Nós e mineradores retrocederem a versão do software para antes da atualização v19 do Dash Core que causou o problema, enquanto a equipe trabalha na solução com mais calma.

No momento, a rede está inutilizável e nenhuma transação está sendo confirmada.

DASH é uma criptomoeda derivada do código do Bitcoin e com mudanças como a diminuição do tempo entre cada bloco — de 10 minutos do BTC para cerca de 2,5 minutos na Dash. Inclui ainda a cobrança de uma taxa dos usuários, que é destinada ao Dash Core Group, para financiar o desenvolvimento do projeto.

VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Banco Central anuncia próximos passos da regulamentação do mercado cripto no Brasil

Sem definir datas, BC diz que irá fazer mais uma consulta pública no segundo semestre e um planejamento interno sobre stablecoins
Imagem da matéria: Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador solo completou o bloco 843.231 do Bitcoin usando software da CKpool
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token