Imagem da matéria: Blockchain: Regulação é o Maior Obstáculo, diz Febraban
Foto: Pixabay

Leandro Vilain, diretor de negócios e operações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse, durante o Ciab 2018, que a lei do sigilo bancário impede a adoção da tecnologia Blockchain pelos bancos brasileiros, segundo publicação no site Época Negócios.

“O grande desafio [para o uso do blockchain] está fora do ambiente tecnológico. Como fica o compartilhamento de informações diante da lei do sigilo bancário?”, afirmou Vilain.

Publicidade

O executivo se referiu sobre o funcionamento das operações em plataformas blockchain que são totalmente compartilhadas, porém a tecnologia garante um sistema imutável e quase que inviolável.

“É possível ter um sistema que restrinja a visibilidade dos dados, mas de qualquer forma a informação é compartilhada. Como o judiciário vai entender isso?”, disse o diretor.

Vilain deixou bem claro que se dados vazarem as instituições serão responsáveis, caso as leis de sigilo permaneçam.

“Uma vez que nós coletamos a informação do cliente, vamos ser responsabilizados se houver vazamento de dados em outro ponto da cadeia?”, indagava o executivo durante sua participação no evento que começou na terça e vai até quinta-feira (14).

Sobre o interesse na nova tecnologia, o superintendente executivo do Santander, Richard Flavio da Silva, que também participava da reunião, disse que o setor bancário já “está passando da curva de entender o blockchain como uma hipótese ou ideia, e que já há diversos casos em prática nas áreas de Trading Finance e Supply Chain, por exemplo”.

Publicidade

Ele também citou como exemplo o banco HSBC que havia anunciado em maio deste ano a primeira operação de comércio internacional usando apenas blockchain.

Já Vilain, salientou que as fintechs podem ser uma alternativa à tecnologia Blockchain e que não descarta a possibilidade de trazer ‘novos atores’ de segmentos disruptivos do sistema financeiro.

“Estamos tendo cuidado para não criar a solução e aí procurar os problemas. Mas sabemos que alguns dos problemas que podem ser resolvidos pelo blockchain têm a solução fora do setor bancário. E as fintechs são uma possibilidade de ajuda dentro do sistema financeiro”.

Estudos em blockchain

A Febraban tem desde 2016 um grupo de trabalho instalado para explorar as possibilidades do blockchain e seu uso no mercado financeiro. E, embora tenha avançado nos testes, o uso envolvendo o público ainda deverá demorar para acontecer, sobretudo em função de um ambiente regulatório ainda incerto, analisou o Época Negócios.

Publicidade

No primeiro dia da Ciab Febraban, o presidente do banco Itaú, Candido Bracher, disse que as criptomoedas, da forma como estão estabelecidas hoje, são algo muito excêntrico e arriscado.

Ele também salientou que o mercado de criptoativos não é algo que vai achar um grande espaço no mercado financeiro tradicional a curto prazo. Logo, não deve provocar alguma diferença no sistema atual. Para ele, a tecnologia é apenas uma “experiência interessante”.

Sobre regulamentação e novos setores disruptivos, Bracher disse que o mercado financeiro brasileiro tem uma regulação extremamente restritiva e que ele não vê o interesse de grandes empresas, como Google e Amazon, aderirem ao novo mercado num curto prazo.

No entanto ele disse que, “tendo as mesmas regras, estas empresas poderão perfeitamente participar e competir” e finalizou acreditando que, caso isso venha a acontecer, elas serão “competidoras formidáveis”.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

Publicidade
Talvez você queira ler
Pelé segura taça Fifa me evento

BitGo nega parceria com novo negócio de criptomoedas de filhos e ex-mulher de Pelé

JanBank, que tem familiares de Pelé e um pastor como sócios, será focada em pagamentos com Bitcoin, Ethereum, entre outros criptoativos
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD
Imagem da matéria: Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Segundo maior banco do Brasil, Bradesco entrou no Trending Topics do X por erro que fez sumir saldo dos correntistas