Imagem da matéria: Blockchain é a habilidade mais procurada em freelancers pelo mercado dos EUA
(Foto: Shutterstock)

De acordo com um estudo feito por um dos maiores mercados de freelancers que existem, o Upwork, habilidades relacionadas com a tecnologia blockchain estão em demanda nos EUA, sendo que a categoria blockchain foi a mais procurada, com um crescimento de ano para ano posterior a 2000%.

Os dados divulgados no estudo Upwork Skills Index, revelam ainda que no segundo trimestre deste ano, o seu crescimento foi superior a 3500%. A procura ajudou a categoria blockchain a superar 5000 outras listadas na plataforma do Upwork.

Publicidade

O estudo do mercado de freelancers adianta que este crescimento não veio por acaso. Num inquérito realizado pela Deloitte, 74% dos inquiridos disseram que as organizações onde estão inseridos vêem “uso em negócios convincente” para a tecnologia.

A suportar esta categoria, afirma o relatório do Upwork, está o interesse de várias organizações de topo a entrar no mercado. Um exemplo dado é o da Google, que como noticiado pelo Portal do Bitcoin começou recentemente a competir com a Amazon e a Microsoft com um serviço na nuvem para desenvolvedores blockchain.

Alguns dos empregos listados na plataforma Upwork incluem desenvolvedores de sistemas distribuídos, engenheiros de blockchain, desenvolvedores em linguagens como Solidity (usada na rede do Ethereum), e programadores em C++, linguagem comummente usada no desenvolvimento do Bitcoin.

No relatório vê-se ainda que a Go, uma linguagem de programação desenvolvida pela Google que pode ser utilizada em blockchain, está no top 10 das habilidades mais procuradas no mercado de freelancers nos Estados Unidos.

Publicidade

A procura por freelancers no Estados Unidos, por sinal, está também em crescimento. No relatório lê-se (traduzido):

“De acordo com um relatório recente, como os freelancers muitas vezes estão equipados com conjuntos de habilidades específicos que as equipes exigem e são adequados para o volume crescente de trabalho, mais da metade (59%) dos gerentes de RH [Recursos Humanos] optou por utilizar talentos freelance no ano passado. Destes, 57% esperam usar ainda mais freelancers nos próximos 10 anos.”

A procura por talento relacionado com criptomoedas e tecnologia blockchain não é nova. A meio de Dezembro, quando o Bitcoin se aproximava do seu máximo histórico perto de US$ 20 mil, a Bloomberg revelou que a procura de emprego relacionado com a criptomoeda estava a disparar na rede social LinkedIn.

De acordo com a Bloomberg, ofertas de trabalho relacionadas com Bitcoin tinham subido, na altura, mais de nove no setor dos serviços financeiros, e 4,6 vezes no setor tecnológico. O aumento foi tal que o número de perfis a mencionar talentos relacionados com criptomoedas cresceu 28 vezes face aos que havia há quatro anos .

Anúncios de emprego no setor encontram-se também no Brasil, vindos de grandes empresas. Conforme anunciado em primeira mão pelo Portal do Bitcoin, a Huobi quando se preparava para entrar no Brasil, depois de montar um escritório na capital paulista, começou a anunciar via LinkedIn vagas em busca de talentos brasileiros.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI
homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro

Singapura divulga lista de instituições parceiras em tokenização de ativos do mundo real (RWA)

JPMorgan e Chainlink integram grupo que já deu início a cinco testes-piloto para a tokenização de ativos
hackers em frente a computadores

Hackers atacam duas exchanges no mesmo dia e uma perde R$ 43 milhões

As exchanges descentralizadas Trader Joe e dYdX foram alvo de hackers na última sexta-feira (17); veja detalhes
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs