A BlackRock e a ARK 21Shares anunciaram reduções nas taxas de seus ETFs de Bitcoin, que estão com a estrutura pronta e esperando sinal verde do regulador dos EUA para serem lançados. Esta medida foi tomada na expectativa da aprovação de um ETF de Bitcoin à vista pela SEC nesta quarta-feira (10), dia em que se encerra o prazo para a agência tomar uma decisão.
No primeiro ano após a listagem do fundo ou até atingir US$ 5 bilhões em ativos sob gestão, a BlackRock cobrará uma taxa de 0,12%, uma estratégia para atrair investidores. Após este período, a taxa aumentará para 0,25%, segundo o CoinDesk.
Antes disso, as taxas estabelecidas pela BlackRock para o ETF já eram vistas como mais baratas do que o esperado pelo mercado, sendo 0,2% no primeiro ano e posteriormente 0,3%.
A ARK 21Shares também mudou sua proposta de ETF nesta quarta-feira para diminuir as taxas. A gestora oferecerá uma isenção total de taxa nos primeiros seis meses após a listagem de seu fundo, ou até que o fundo alcance US$ 1 bilhão em ativos. Após esse período, a taxa será de 0,21%, uma redução da taxa anterior de 0,25%.
O mercado cripto vive uma intensa expectativa de que o órgão regulador dos Estados Unidos aprove o lançamento no mercado do país de ETF atrelados ao Bitcoin. Esse produto financeiro permite que os investidores invistam na criptomoeda sem ter que lidar com a custódia do ativo.
O que é um ETF?
- 💸 Um ETF é um veículo de investimento que é negociado publicamente, como uma ação, mas acompanha o desempenho de um ativo subjacente ou índice, em vez de uma empresa.
- 🛢É uma forma de os investidores obterem exposição ao valor do seu ativo subjacente, como o ouro ou o petróleo.
- 📈 Os ETFs são negociados em uma bolsa de valores tradicional e o seu valor deve subir quando o ativo aumenta de preço e cair quando diminui.
Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto