Imagem da matéria: Bitso habilita novo sistema de pagamento com QR Code para visitas à Argentina
Foto: Shutterstock

A plataforma de criptomoedas Bitso habilitará os usuários do seu aplicativo, em toda a América Latina, a pagar suas compras com cripto por meio de QR Code quando estiverem na Argentina. Essa é uma das formas de pagamento mais comuns no país, semelhante ao PIX aqui no Brasil.

A nova facilidade permite que visitantes estrangeiros viajem em criptomoedas e também evita ter que trocar moeda de outro país por pesos argentinos em casas de câmbio. Para os brasileiros que viajarem para a Argentina, pagar com QR Code será mais fácil, rápido, seguro e ainda oferecerá maior economia, evitando os altos custos referentes a taxas para compras com cartão no exterior.

Publicidade

A indústria de viagens voltou a crescer após uma queda nos últimos anos: as buscas no Google por lugares para viajar na América Latina aumentaram 113% este ano.

Em relação à adoção de criptomoedas, a América Latina se classifica como o sétimo maior mercado, de acordo com um estudo da Chainalysis e 78% dos latino-americanos preferem métodos de pagamento sem contato após a pandemia.

Dado esse contexto, e o fato de que o uso de QR é um meio de pagamento muito comum na Argentina (59% das pessoas o usaram este ano, contra 34% da média regional), o país passa a ser o primeiro onde a Bitso oferece o serviço.

“Estamos oferecendo aos turistas de todo o mundo a possibilidade de ‘viajar em cripto’ para a Argentina, usando um dos métodos de pagamento mais adotados no país”, disse Santiago Alvarado, Vice-presidente Sênior de Produtos da Bitso.

Publicidade

“A maioria dos restaurantes, supermercados e lojas em geral aceitam pagamentos por QR. Ao habilitar este produto para estrangeiros que visitam a Argentina, estamos contribuindo para seu dinheiro não perder valor. Agora os viajantes não precisarão mais ir a uma casa de câmbio para obter pesos argentinos em espécie e poderão pagar com criptomoedas em segundos, com uma experiência sem contato e com a facilidade de usar o celular”, completa.

Para efetuar um pagamento com QR na Argentina por meio do aplicativo, o visitante estrangeiro pode escolher entre dólares digitais (USD stablecoins), bitcoin (BTC), ether (ETH) ou DAI. Após escolher a criptomoeda, a Bitso faz uma conversão automática com a melhor taxa de câmbio e, em seguida, efetua o pagamento ao comerciante em moeda local.

Estreia na região

No final de setembro, a Bitso lançou a solução de pagamento com QR em criptomoedas para argentinos, permitindo que usuários locais pudessem pagar com seu saldo no aplicativo da Bitso digitalizando o QR de outras empresas de pagamento habilitadas pelo Banco Central.

Com isso, a Bitso tornou-se a primeira empresa de criptomoedas a oferecer pagamento por QR na Argentina e, agora, a solução foi estendida a estrangeiros que visitam o país.

Publicidade

Além disso, em maio deste ano, a empresa ativou a função Bitso+, que permite retorno anual de até 8% sobre o saldo em criptomoedas elegíveis, protegendo o poder de compra dos usuários no país.

Como pagar em cripto por QR?

No canto superior direito do aplicativo da Bitso, clique no botão com QR verde e a câmera se abre, permitindo escanear o código exibido na loja – de qualquer empresa de pagamento autorizada pelo Banco Central – para concluir a compra. Você escolhe a moeda com a qual quer pagar, escreve o valor a pagar e o app faz a conversão instantaneamente. O comerciante recebe o pagamento em pesos, como em qualquer carteira virtual.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Imagem da matéria: Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

Microsoft lança PC com IA que vai lembrar tudo que você faz na internet

A big tech revelou o Copilot+ PC “projetado para IA” que recorda tudo o que é exibido na tela do seu computador
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Hong Kong bane Worldcoin por coleta de dados “desnecessária e excessiva”

A Worldcoin chegou a escanear o rosto e a íris de 8.302 indivíduos durante sua operação em Hong Kong, segundo autoridades