A Bitmain, uma das maiores empresas de mineração de bitcoin do mundo, anunciou nesta segunda-feira (17) no Twitter o lançamento da Antminer S19 Pro + Hyd, que irá operar com a tecnologia do “liquid cooling”, dispositivo que usa líquidos para controlar a temperatura da rig.
De acordo com o anúncio da empresa, o novo equipamento é capaz de produzir um hashrate de 150 TH/s (terahashes por segundo), consumo de 5.445 watts e uma eficiência de 27,5 J/TH (joules por terahash).
Segundo o Coindesk, em comparação, o Antminer topo de linha anterior, S19 XP , tem um hashrate de 140 TH/s, eficiência de energia (@ 25°C) de 21,5 J/TH e consome cerca de 3.010 watts.
Refrigeração líquida
O especialista em mineração e CEO da americana Upstream Data, Steve Barbour, comentou logo após o anúncio sobre a tendência de se utilizar mais a técnica de refrigeração pela água no lugar da imersão. A Stream é focada em mineração caseira de bitcoin.
“Como um cara que projeta mineradoras de bitcoin para viver, espero que a refrigeração a água ultrapasse completamente a mineração refrigerada por imersão. Você obtém todos os benefícios da imersão sem o desagradável fluido de imersão”, disse Barbour.
O especialista ressaltou que tanto a Bitmain quanto a MicroBT estão com projetos para levar ao mercado em 2022 ASICs refrigerados a água.