stale block (bloco obsoleto)
Foto: Shutterstock

O Bitcoin teve dois blocos obsoletos no blockchain na terça-feira (29), de acordo com uma análise da BitMEX Research. Os dois blocos obsoletos foram encontrados na altura dos blocos 650.473 e 650.491, respectivamente.

Esse evento não é comum acontecer. Um bloco obsoleto aconteceu em julho, e mais dois vieram em agosto. Embora não sejam particularmente perigosos, existem algumas maneiras pelas quais eles podem afetar ligeiramente a rede. Mas é raro que eles apareçam com tanta frequência.

Publicidade

Blocos obsoletos não indicam nada desastroso no blockchain, mas indicam uma propagação de rede deficiente. Em outras palavras, um bloqueio obsoleto “resulta em trabalho desperdiçado, menor proof-of-work, o que pode tornar a rede mais barata de atacar”, disse um porta-voz da BitMEX Research ao Decrypt.

Ele acrescentou que os blocos obsoletos podem “beneficiar as mineradoras maiores, aumentando a pressão de centralização”.

O que são blocos obsoletos?

Blocos obsoletos são blocos válidos que quase se tornam parte do blockchain – mas perdem por pouco. O blockchain do Bitcoin opera em uma regra subjacente que vence a cadeia mais longa. Conforme várias cadeias concorrentes recebem blocos, elas aumentam de comprimento, todas competindo para se tornarem as mais longas. Durante esta competição, alguns blocos em uma cadeia mais curta podem ser deixados para trás, criando blocos obsoletos.

Um dos riscos potenciais dos blocos obsoletos é que eles podem causar o dobro dos gastos. Em 27 de janeiro de 2020, um gasto duplo de US$ 3 ocorreu em um bloco obsoleto, o primeiro bloco obsoleto no blockchain do Bitcoin desde outubro de 2019. Mas é muito improvável que tenha sido um ataque proposital.

É improvável que um gasto duplo como resultado de um bloco obsoleeto tenha uma intenção maliciosa. Gastos duplos normalmente não oferecem grande recompensa financeira, tornando isso uma vulnerabilidade longe de ser atraente para os malfeitores. Além disso, a natureza distribuída da tecnologia blockchain significa que o sucesso de um ataque dependeria do controle de 51% da taxa de hash de mineração da rede, tornando esses tipos de ataques quase impossíveis.

Publicidade

“Blocos obsoletos são muito raros, então provavelmente não vale a pena um invasor continuar tentando fazer um gasto duplo caso eles apareçam”, disse a BitMEX Research ao Decrypt.

Existem muitos ataques potenciais com os quais se preocupar no mundo das criptomoedas, mas a possibilidade de blocos obsoletos não é um deles.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Estado dos EUA investe R$ 510 milhões em ETF de Bitcoin da BlackRock

O investimento foi confirmado hoje pelo Conselho de Investimentos do Estado de Wisconsin (SWIB)
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%